1. Clima e Previsão do Tempo
  2. / Notícias
  3. / ONU anuncia os vencedores dos Campeões da Terra
Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

ONU anuncia os vencedores dos Campeões da Terra

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

5 min de leitura

Oferecido por

O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, Pnuma, anunciou os cinco ganhadores do Prêmio Campeões da Terra 2022.

A maior honra ambiental da ONU reconhece indivíduos e organizações de várias áreas, incluindo sociedade civil, academia e setor privado, que estão abrindo caminho em seus esforços para proteger a natureza.

 

 

Vencedores e categorias

 

O prêmio reconhece indivíduos e grupos que estão realizando ações transformadoras para mudar o mundo e contempla visionários em três categorias: Inspiração e Ação, Visão Empreendedora e Ciência e Inovação.

Este ano, foram homenageados um especialista em conservação, uma empresa, um economista, uma ativista dos direitos das mulheres e uma bióloga da vida selvagem, por suas ações transformadoras para prevenir, interromper e reverter a degradação do ecossistema.

 

 

Purnima Devi Barman, da Índia, homenageada na categoria Visão Empreendedora, é uma bióloga da vida selvagem (Foto: Pnuma-Diego Rotmistrovksy)

 

 

Conheça os Campeões da Terra

 

  • Arcenciel, do Líbano, homenageada na categoria Inspiração e Ação, é uma empresa ambiental líder, que através da criação de um ambiente mais limpo e saudável lançou as bases para a estratégia nacional de gestão de resíduos do país. Hoje, a Arcenciel recicla mais de 80% dos resíduos hospitalares potencialmente infecciosos do país todos os anos

 

  • Constantino (Tino) Aucca Chutas, do Peru, também homenageado na categoria Inspiração e Ação, foi pioneiro em um modelo de reflorestamento comunitário impulsionado por comunidades locais e indígenas, que resultou no plantio de três milhões de árvores no país. Ele também está liderando esforços ambiciosos de reflorestamento em outros países andinos.

 

  • Partha Dasgupta, do Reino Unido, homenageado na categoria Ciência e Inovação, é um economista, autor de uma análise histórica sobre a economia da biodiversidade, que exige um repensar fundamental da relação da humanidade com a natureza para evitar que ecossistemas críticos atinjam perigosos pontos de ruptura.

 

  • Purnima Devi Barman, da Índia, homenageada na categoria Visão Empreendedora, é uma bióloga da vida selvagem que lidera o “Exército de Hargila”, um movimento de conservação popular exclusivamente feminino dedicado a proteger a cegonha Marabu-grande da extinção. As mulheres criam e vendem tecidos com temas da ave, ajudando na conscientização sobre a espécie e construindo sua própria independência financeira.

 

  • Cécile Bibiane Ndjebet, dos Camarões, ganhou na categoria Inspiração e Ação, é defensora incansável dos direitos das mulheres na África de garantir a posse da terra, o que é essencial para desempenhar um papel na restauração de ecossistemas, combate à pobreza e mitigação da mudança climática. Ela também está liderando esforços para influenciar a política de igualdade de gênero no manejo florestal em 20 países africanos.

 

 

Proteção de ecossistemas

 

Em 2022, foram recebidas um recorde de 2,2 mil indicações de todo o mundo. Os prêmios deste ano destacam os esforços para prevenir, interromper e reverter a degradação dos ecossistemas globalmente. Esta é Década da ONU para a Restauração de Ecossistemas, que começou em 2021 e vai até 2030.

A diretora executiva do Pnuma, afirma que ecossistemas saudáveis e funcionais são essenciais para evitar que a emergência climática e a perda de biodiversidade causem danos irreversíveis ao planeta.

 

Inger Andersen disse que os campeões deste ano “demonstram como reviver os ecossistemas e que apoiar a notável capacidade de regeneração da natureza é tarefa de todos: governos, setor privado, cientistas, comunidades, ONGs e indivíduos.”

 

Desde a sua criação em 2005, o prêmio anual Campeões da Terra foi concedido a pioneiros na vanguarda dos esforços para proteger nosso mundo natural. Até o momento, o prêmio reconheceu 111 laureados: 26 líderes mundiais, 69 indivíduos e 16 organizações.

 

Em abril de 2022, David Attenborough foi reconhecido com o prestigioso Prêmio Campeões da Terra, na categoria realizações em vida.

 

Fonte: ONU News

Notícias Recomendadas

X

+ mais notícias