Oferecido por
Foto: Getty Images.
A formação de um ciclone extratropical entre a costa de São Paulo e do Rio De Janeiro, além da incursão de ventos úmidos do oceano aumentam as condições de chuva intensa e ventanias no Vale do Rio do Doce, em Minas Gerais, e em todo o estado do Espírito Santo entre sexta-feira (25) e domingo (27).
Previsão de chuva volumosa e persistente no Espírito Santo e Vale do Rio Doce nos próximos dias. Fonte: Getty Images.
O fim de semana começa com ventanias e bastante chuva pela entre esses estados. As instabilidades espalham nuvens carregadas que provocam fortes pancadas de chuvas, temporais e trovoadas, são esperados volumes expressivos de chuva, principalmente entre o litoral sul, Grande Vitória e no norte do Espírito Santo onde os acumulados podem passar dos 35 mm no sábado. Em Minas Gerais, o calor intensifica os temporais e não se descarta queda de granizo.
As rajadas de vento serão intensas no Espírito Santo, podendo atingir velocidade acima de 60 km/h em todo o litoral e no sul do estado. No domingo, as áreas de instabilidade próximas à costa ainda espalham ventanias e mais áreas do sudeste devem ficar em atenção.
Alerta de alagamento
Por conta desses elevados volumes de chuva, que podem alcançar os 200 mm em cerca de quatro dias, a concentração da chuva neste período pode ocasionar em transtornos nessas áreas, como formação de pontos de alagamento, inundações e atravessamento de rios e córregos, colocando os municípios mais afetados em alerta máximo.
Acumulados de chuva de 100 a 200 mm no Espírito Santo e parte de Minas Gerais.