Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Grande SP ainda pode ter chuva forte hoje

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

4 min de leitura

Oferecido por

 

 

O grande vórtice ciclônico que se formou nos últimos dias sobre a Região Sudeste do Brasil,  com centro no estado de São Paulo, facilita a formação de muitas nuvens carregadas não só na grande São Paulo, mas em todas as áreas paulistas.

 

 


Nuvens de temporal sobre São Paulo (SP) em 28/11/2022, por Angela Ruiz

 

 


Vortice e temporal em SP,  28-11-2022

Nuvens carregadas giram no sentindo horário sobre SP acompanhando o giro dos ventos do vórtice ciclônico que está em torno de 5 km de altitude

 

Grande São Paulo em alerta para mais chuva forte 

 

A situação é de atenção no decorrer da tarde e noite desta segunda-feira, 28 de novembro, em todas as áreas do estado de São Paulo, com risco de temporais, com potencial para alagamento nos centros urbanos.


O interior e o litoral paulista também já tiveram chuva volumosa nesta desta segunda-feira.


A região de alumínio já acumulou 95 mm em apenas 3 horas, entre 11h40 e 14h40 desta segunda-feira. No mesmo período choveu 81,6 mm na região de Mairinque.


A Climatempo avisa que pelo menos até a próxima quinta-feira, 1 de dezembro de 2022, todas as regiões do estado de São Paulo ficam sujeitas a temporais e eventos de chuva volumosa com potencial para alagamentos.

 

Temporal da segunda-feira, 28/11/2022

 

 

O segundo jogo da seleção brasileira na Copa do Catar 2022 deixou os meteorologistas na mais tensos na Grande São Paulo. Enquanto a bola rolava em campo, nuvens negras e iam se espalhando sobre a região provocando temporais. Em apenas uma hora de chuva intensa, córregos transbordaram em vários bairros da capital.

 

Segundo informações do CGE - Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas, da prefeitura da São Paulo , o córrego Morro do S transbordou na região do Campo Limpo, na zona sul. Mais cedo, o córrego Fraquinho transbordou na zona leste às 14h05. O córrego Moóca transbordou na Vila Prudente,  às 14h05. Também na zona leste, houve o transbordamento do córrego Lajeado, na região do Itaim Paulista às 13h:55.


Às 15h50 horas, o CGE registrava 12 pontos com alagamento, mas nenhum estava ativo.

 

Confira alguns volumes de chuva elevados que já foram registrados nas últimas horas na região da grande São Paulo, de acordo com o CGE, até às 15h


Penha/Rincão: 44,3 mm em uma hora
Vila Prudente: 46,8 mm em 2 horas
Santo Amaro: 25,6 mm em uma hora
Itaim Paulista: 26,6 mm em uma hora.
Ipiranga:, 23,6 mm em uma hora
São Miguel Paulista: 21,6 mm em uma hora


Pela medição do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais, entre 13h40 e 14h50 desta segunda-feira, 28 de novembro, choveu 53,6 mm em Itapecerica da Serra/Potuverá, 40,2 mm no centro de São Caetano do Sul, 39,8 mm em Mogi das Cruzes/Jundiapeba, 35,4 mm no Jardim Eeledy na capital paulista, 34,4 mm em São João Clímaco, também na capital.


Em 3 horas, entre 11h40 e 14h40 desta segunda-feira, de acordo com o Cemaden, a região de Itaquaquecetuba/vila Bartira recebeu 75,2 mm, Franco da Rocha/parque industrial acumulou 67mm  e em Poá/Vila Júlia, o acumulado nesse período foi de 66,2 mm.

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias