Oferecido por
A presença de áreas de instabilidade, combinada com o ar quente e úmido no Brasil, contribuem para a formação de muitas nuvens carregadas sobre o Sudeste e o Nordeste do país. A previsão é de muita chuva para o Espírito Santo e para a Bahia nos próximos dias.
Nesta quarta-feira (30), são esperadas pancadas de chuva isoladas, que poderão vir acompanhadas de raios e fortes rajadas de vento no interior de ambos os estados. Nas áreas litorâneas, a chuva será mais forte e intensa.
Entre a sexta-feira (02) e o domingo (04), a condição do tempo se mantém para o estado capixaba e baiano. A configuração de um Vórtice Ciclônico nos Altos Níveis da Atmosfera (VCAN) no decorrer desses dias, potencializará a chuva nestas regiões. O destaque fica para as áreas do norte e litoral do Espírito Santo e também para o sul e o leste da Bahia, onde a chuva poderá ser bastante forte e com condições para acumular volumes expressivos de precipitação.
Os dados do INMET - Instituto Nacional de Meteorologia, indicam que a média Climatológica dos acumulados de precipitação para o mês de novembro (1991 – 2020) para o município de São Mateus, localizado no litoral norte do Espírito Santo e para a cidade de Vitória da Conquista, no sul da Bahia, é de 230,4mm e 127,8mm respectivamente.
Acumulados de precipitação (30 de novembro a 4 de dezembro de 2022)
De forma geral, conforme mostrado no mapa da figura 1 acima, a previsão indica acumulados de chuva com valores entre 80 mm e 120 mm, mas com áreas podendo acumular valores próximos a 150 mm no sul da Bahia.
A situação é de perigo, com elevado risco de transtornos e danos à população, como alagamentos, inundações e deslizamentos de terra.