Oferecido por
A presença de áreas de instabilidade, juntamente com o predomínio do ar quente e úmido no Brasil, contribuem para a formação de muitas nuvens carregadas sobre o Nordeste do país. A previsão é de chuva forte para grande parte da Região nos próximos dias.
Nas últimas 24h, o Cemaden registrou 84mm de chuva no município de Pacujá, no estado do Ceará e 91mm na cidade de Palmeiras no Piauí. Já em Pernambuco, na localidade de Buique, o acumulado foi de 143mm de precipitação.
Nesta quinta-feira (01), poderão ocorrer pancadas de chuva isoladas na maioria das áreas interioranas dos estados. No litoral de Alagoas até o litoral do Ceará, o sol aparece, mas pode chover de forma fraca e passageira a qualquer momento do dia. Já no litoral sul da Bahia, no centro-norte baiano, no Sergipe, no sudoeste de Pernambuco, no sul cearense próximo à divisa com o Piauí, na parte central do Piauí e também no centro-leste do Maranhão, a chuva será mais forte e intensa, podendo acumular volumes consideráveis de precipitação.
Foto: Getty Images
Na sexta-feira (02), as instabilidades avançam um pouco mais e as condições para chuva forte e volumosa se estendem pela maioria do território baiano, no sudoeste de Pernambuco e no centro-sul do Piauí e do Maranhão. Estas áreas ficam em alerta para ocorrência de temporais, que poderão vir acompanhados de descargas elétricas e fortes rajadas de vento. Também ficam em estado de atenção para chuva com moderada a forte intensidade o litoral norte da Bahia, o estado de Sergipe, a faixa litorânea de Alagoas ao Rio Grande do Norte, o noroeste de Pernambuco, as áreas cearenses que fazem divisa com o Piauí e o centro-norte do Piauí e do Maranhão (exceto o litoral).
Fim de semana com chuva forte
Ainda chove durante o fim de semana em boa parte do Nordeste. No interior do Maranhão, do Piauí e no oeste da Bahia, ainda são esperadas pancadas de chuva fortes a qualquer hora do dia. No sul e no litoral Baiano, a configuração de um Vórtice Ciclônico nos Altos Níveis da Atmosfera (VCAN) potencializará ainda mais a chuva, que será frequente e intensa.
Confira abaixo o acumulado de chuva para o Brasil
Chuva acumulada de 1/12/2022 a 5/12/2022