Oferecido por
A circulação dos ventos irá favorecer a formação de nuvens carregadas no Sudeste do Brasil, trazendo bastante chuva para o Rio De Janeiro nos próximos dias.
Neste sábado (17), o interior do estado amanhece com chuva leve e a partir da tarde, poderão ocorrer pancadas de chuva. Esta área fica em ALERTA para temporais, com chuva forte e intensa, principalmente na região serrana, onde estão previstos os maiores acumulados. Há risco de descargas elétricas e rajadas de vento variando entre 50 a 70km/h.
As áreas litorâneas e o sul fluminense ficam em ATENÇÃO, com previsão de chuva de moderada a forte intensidade, raios e rajadas de vento, podendo ocorrer a qualquer hora do dia.
Foto: Rio das Ostras (RJ), por Silvia Araújo
No domingo (18), a chuva se espalha por todo o estado, podendo ocorrer a qualquer momento, ficando mais intensa entre a tarde e a noite. Nas áreas do Médio Paraíba e da Costa Verde a chuva já poderá ser volumosa a partir deste dia. Entre a segunda-feira (19) e a terça-feira (20), estes sistemas atuando sobre o Rio de Janeiro ganharão ainda mais força e a situação é de PERIGO. Todo o estado terá tempo chuvoso e os acumulados poderão atingir valores extremos, variando entre 100 e 200mm nas regiões fluminenses.
Confira abaixo os acumulados previstos de 17/12 a 21/12/2022:
Costa Verde: 150 a 200 mm
Médio Paraíba: 100 a 150 mm
Serrana: 150 a 200 mm
Grande Rio: 110 a 160 mm
Lagos: 80 a 130 mm
Campos: 150 a 200mm
O padrão da atmosfera se assemelha ao ocorrido recentemente no estado do Paraná e em Santa Catarina. Além disso, o nível do mar também estará elevado, dificultando o escoamento das águas e agravando as condições para alagamentos, inundações e deslizamentos de terra.