Oferecido por
Foto: Getty Images.
A presença de áreas de instabilidade somadas à organização da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) sobre o centro-norte do Brasil, contribuem para o aumento da nebulosidade e da ocorrência de chuva no Maranhão, no Tocantins, no Piauí e na Bahia. No decorrer desta quinta-feira (22), são esperados volumes consideráveis de precipitação nestes estados e a maior parte deles fica em ALERTA para ocorrência de temporais, acompanhados de raios e fortes rajadas de vento.
Além disso, um Vórtice Ciclônico em Altos Níveis da Atmosfera (VCAN) se aproxima do Nordeste, influenciando na incidência de chuva na região. O interior nordestino, fica em ALERTA, com previsão de chuva com moderada a forte intensidade se estendendo até o litoral do Maranhão. Já no norte da Bahia até o litoral do Ceará, o sol aparece e há possibilidade de chuva fraca e passageira durante o dia.
Chuva aumenta entre sexta-feira (23) e sábado (24)
Entre a sexta-feira (23) e o sábado (24), as instabilidades ganham força em todas estas áreas. Toda a região do MATOPIBA e também algumas áreas do Ceará, segue em ALERTA para chuva forte e intensa a qualquer momento nestes dias. O destaque fica para o oeste e sul da Bahia, onde os volumes de chuva poderão ser bastante altos. No norte baiano até o interior do Rio Grande do Norte, poderão ocorrer pancadas de chuva de moderada a forte intensidade a partir da tarde. Há risco de raios e rajadas de vento podendo atingir valores próximos a 70km/h durante os temporais. Já no restante das áreas litorâneas nordestinas, o sol aparece com previsão de chuva fraca e menos intensa no decorrer do dia.
No domingo de Natal (25), este episódio de ZCAS se desconfigura e a intensidade da chuva diminui. No entanto, permanece a previsão de chuva para todas as áreas, podendo ser mais forte e com potencial para maiores acumulados no centro-sul da Bahia, no sul do Piauí e do Maranhão e na região central do Tocantins.