1. Clima e Previsão do Tempo
  2. / Notícias
  3. / ZCAS começa se desconfigurar, mas os temporais continuam pelo BR
Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

ZCAS começa se desconfigurar, mas os temporais continuam pelo BR

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

5 min de leitura

Oferecido por

 

A primavera se foi mas deixou como herança para o verão, a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) e os temporais provocados por ela. O sistema começa a se desconfigurar nesta sexta-feira, após mais de uma semana atuando no interior do país, mas antes de sair de cena, ainda espalha nuvens de chuva entre o norte mineiro e goiano.

 

Além do sul da Bahia e do Tocantins. Na faixa leste de Santa Catarina até o Espírito Santo, as nuvens se formam a partir da infiltração de umidade marítima. Por outro lado, em grande parte da Região Sul e do Mato Grosso do Sul, o ar seco ganha força e o sol aparece com poucas nuvens.

 

Previsão do tempo para 23/12/2012 - sexta-feira

 

Região Sul

 

Da capital catarinense ao litoral paranaense, as nuvens se formam a partir da umidade trazida pelos ventos marítimos e há chance para chuva fraca e isolada, sem alertas. Em Uruguaiana, na fronteira oeste gaúcha, as pancadas de chuva podem vir com trovoadas, a partir da tarde. E nas demais áreas da Região Sul, o tempo firme predomina, com sol e poucas nuvens, inclusive em Porto Alegre, que deve ser a capital mais quente da Região, nesta sexta.


 

Região Sudeste

 

Nuvens de chuva se formam por influência da ZCAS, com contribuições de um cavado meteorológico entre Goiás e Minas Gerais e dos ventos que carregam umidade do mar para o continente. Em grande parte do estado de São Paulo e no Rio De Janeiro, as pancadas de chuva devem vir a partir da tarde. Na capital paulista e fluminense, a chuva está prevista para o período da tarde. Já em Minas Gerais e no Espírito Santo, bem como em Belo Horizonte e em Vitória, a chuva pode ocorrer em vários períodos do dia, intercalando com aberturas de sol.

 

Região Centro-Oeste

 

A ZCAS e um cavado meteorológico espalham nuvens carregadas em boa parte da Região Centro-Oeste. As pancadas de chuva podem cair a qualquer hora em Cuiabá, Goiânia e Brasília. Por outro lado, grande parte do Mato Grosso do Sul, bem como em Campo Grande, o tempo firme predomina, com sol e poucas nuvens ao longo do dia.

 

 

GettyImages-533437390 (1)

Foto: Getty Images

 

Região Nordeste

 

No Nordeste brasileiro, áreas de instabilidade se espalham, formando nuvens de chuva em quase toda a Região. A chuva deve ocorrer de forma mais isolada e passageira de Aracaju a Natal. Nas demais áreas, há previsão para pancadas de chuva com raios.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                     

Região Norte

 

Apenas o centro-norte de Roraima, pegando Boa Vista, fica com previsão de tempo firme, sol e poucas nuvens ao longo da sexta-feira. Nas demais áreas da Região nortista, áreas de estabilidade influenciam a formção de nuvens, com condições para pancadas de chuva com descargas atmosféricas. As pancadas de chuva ocorrem a qualquer hora do dia, em Belém, Palmas e em Manaus.

 

Alertas meteorológicos para 23/12/2012 - sexta-feira

 

Alerta para temporais do norte de Minas Gerais ao Pará, passando pelo norte de Goiás, do Mato Grosso e Tocantins. Assim como da Bahia ao Maranhão.

 

Chuva forte, com raios do norte do Espírito Santo, passando por Minas Gerais, Distrito Federal até Rondônia.

 

Rajadas de vento de 40 a 60 km/h estão previstas do litoral do Rio Grande do Sul ao litoral sul de Santa Catarina.

 

Atenção para o ar seco com níveis de umidade do ar entre 21 e 30% em boa parte do interior do Rio Grande do Sul e de Campo Grande ao oeste de Mato Grosso do Sul.

 

Há possibilidade para formação de geada nos pontos mais altos da serra catarinense.

Notícias Recomendadas

X

+ mais notícias