Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Cheia do rio Acre deixa Rio Branco em emergência

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

3 min de leitura

Oferecido por

O governo do Acre decretou nesta sexta-feira, 24 de março, a situação de emergência em Rio Branco, capital do estado. Após a chuva muito volumosa dos últimos três dias, o rio Acre alcançou a cota de transbordamento de 14 metros na quinta-feira, 23. Nesta sexta-feira, o nível do rio Acre subiu ainda mais, atingindo 15,98 metros às 9 horas da manhã.

 


As imagens aéreas divulgadas pela SECOM/AC (Secretaria de Comunicação) mostram a Rio Branco completamente alagada.

 

 

Cheia do rio Acre deixa Rio Branco em emergência (Foto: Pedro Devani/SECOM)

 

Rio Branco entrou em emergência, por causa da cheia do rio Acre (Foto: Pedro Devani/SECOM)

 

Quanto choveu?

 

Esta semana foi marcada por muita instabilidade na região do Acre, Rondônia e no sul do Amazonas devido a presença de uma baixa pressão atmosférica que ficou ativa nesta porção da Região Norte. Uma baixa pressão atmosférica, aliada à grande disponibilidade de calor e de umidade no ar, facilita e induz a formação de grandes nuvens com potencial para tempestades.

 

Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia, em apenas 24 horas, entre 9 horas do dia 22 e 9 horas de 23 de março (hora de Brasília), Rio Branco recebeu 124,4 mm de chuva. O acumulado na semana, entre 9 horas do domingo, 19, até 9 horas da sexta-feira, 24, foi de 223,4 mm, que representam 78% da média normal de precipitação em março, em Rio Branco. O total de precipitação desde o início do mês, até o começo da manhã do dia 24, estava em 440,2 mm, 54% acima da média normal para março, que é de 286 mm.

 

 

Previsão é de mais chuva

 

O excesso de umidade e o ar abafado predominam normalmente nesta época do ano em praticamente toda da Região Norte. Por isso, a formação de nuvens de temporal é comum e frequente.

 

A previsão para o fim de semana é de que toda a região do Acre, Amazonas e Rondônia tenham pancadas de chuva frequentes intercaladas com períodos de sol. Há risco de chuva forte e a qualquer hora.

 

 

Tendência para a próxima semana

 

O tempo permanece instável na próxima semana sobre toda a vizinhança do Acre. As pancadas de chuva vão continuar frequentes, ainda com risco de chuva forte.

 

Há condições para chuva em todos os dias da próxima semana.

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias