Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

El Niño e La Niña na geração de energia em usinas hidrelétricas

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

3 min de leitura

Oferecido por

Você sabia que os fenômenos climáticos El Niño e La Niña podem afetar a geração de energia elétrica? Mas antes de falarmos como eles impactam a geração, é preciso entender o que são e como agem esses fenômenos atmosféricos.

 

Primeiramente, é necessário entender que o El Niño é um fenômeno climático responsável pelo aumento anômalo na temperatura da superfície do oceano Pacífico, que naturalmente integra o sistema climático do planeta. Esse efeito gera mudanças principalmente nos padrões de temperaturas e de precipitações em diversas regiões do planeta.

 

Já a Lã Niña é o efeito contrário de El Niño, responsável pela redução  na temperatura da superfície do oceano Pacífico, também gerando mudanças nos padrões de temperatura e precipitação, como, por exemplo: aumento da intensidade das chuvas no Pacífico Sul, sudeste asiático e algumas regiões da América do Sul, enquanto em outras áreas ocorrem secas severas como a Austrália e algumas regiões do continente africano. Ambos os fenômenos costumam ocorrem em intervalos de 3 a 7 anos aproximadamente.

 

Newsletter Expert News


Assine a newsletter gratuita da Climatempo Energia e receba o conteúdo exclusivo direto na sua caixa de entrada!


Fique a par das principais notícias do mercado de energia, entre investimentos, meio ambiente, política e tecnologia. Do céu a gente entende, mas de informação também! 


Para receber a news, indique a opção Energia como área de interesse.


Inscreva-se aqui.

 

Mas qual o impacto desses fenômenos na geração de energia?


Os países que dependem da energia hidrelétrica podem sofrer impactos significativos em sua geração durante os períodos de El Niño ou La Niña ativo, quando o regime de precipitação em algumas regiões são alteradas, diminuindo assim o nível dos seus reservatórios. Esse fenômeno pode prejudicar a capacidade de geração de energia, uma vez que a água é a fonte principal da energia hidrelétrica. É  importante lembrar que essas alterações nos padrões de precipitação podem trazer consigo inundações e danos à infraestrutura necessária para gerar e transmitir energia elétrica. 


Por isso a importância do acompanhamento das condições meteorológicas e do uso de software climático para auxiliar nas tomadas de decisões no setor de energia. Entre em contato com nossos meteorologistas e entenda mais sobre o sistema e as aplicações para o seu negócio.

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias