Oferecido por
Uma grande massa de ar seco de origem polar influencia o Sul, o Sudeste e parte do Centro-Oeste do país, deixando a temperatura baixa à noite e reduzindo os níveis de umidade no ar. A baixa umidade dificulta a formação de grandes nuvens e a ocorrência de chuva nessas Regiões.
Um ciclone extratropical se desloca sobre o oceano, da costa da Região Sul para a do Sudeste. As nuvens deste sistema ficam apenas sobre o oceano. Os fortes ventos causados por esse sistema deixam o mar muito agitado.
Nuvens carregadas continuam se formando sobre áreas do Norte e do Nordeste do Brasil causando fortes pancadas de chuva.
Chapada dos Veadeiros, Goiás (Foto: Getty Imagens)
Previsão do tempo para o Brasil para 16/05/2023 - terça-feira
Região Sul
O ar seco de origem polar predomina sobre o Sul do Brasil nesta terça-feira. Faz frio ao amanhecer em todos os estados e há condições para geada no sul do Paraná, no Planalto Sul e Planalto Norte de Santa Catarina.
Praticamente toda a Região Sul tem um dia ensolarado. Algumas nuvens crescem no litoral do Rio Grande do Sul e do Paraná, mas não causam chuva.
Atenção com a baixa umidade do ar no período da tarde que pode ficar entre 21 e 30% em muitas áreas do interior da Região Sul.
Região Sudeste
A presença do ar frio e seco de origem polar sobre o Sudeste do Brasil deixa quase toda a Região com poucas nuvens e sem condições de chuva.
Há condições para geada ao amanhecer nas cidades mais elevadas da Serra da Mantiqueira.
O sol aparece forte na Região Sudeste, mas há condições de rápidas pancadas de chuva na região dos Lagos, no litoral do estado do Rio De Janeiro.
O Vale do Jequitinhonha e a parte norte do Vale do Rio Doce, no leste de Minas Gerais, têm períodos com sol entre muitas nuvens.
Faz frio ao amanhecer em toda Região Sudeste, com temperaturas um pouco abaixo dos 10°C ao amanhecer no estado de São Paulo, nas áreas mais elevadas de Minas Gerais e do Rio de Janeiro.
Atenção com a baixa umidade do ar, com níveis entre 11% e 21% no centro-norte de São Paulo e na região do Triângulo Mineiro.
Região Centro-Oeste
Uma grande massa de ar seco de origem polar influencia a região Centro-Oeste. A baixa umidade do ar deixa o tempo firme, com poucas nuvens e sem condições para a chuva em praticamente toda a Região.
So há expectativa de alguma chuva no extremo norte de Mato Grosso, nas áreas próximas da divisa com o Amazonas e com o Pará.
Atenção para baixa umidade no ar, que deve ficar entre 21% e 30% em grande parte da região. Níveis mais baixos, entre 11% e 20% devem ser observados em áreas ao sul de Mato Grosso e de Goiás e em Mato Grosso do Sul.
Faz um pouco de frio ao amanhecer no Centro-Oeste , mas o ar esquenta rápido e a tarde é quente.
Região Nordeste
Áreas de instabilidade crescem sobre a Região Nordeste do Brasil e provocam pancadas de chuva no interior e litoral de quase toda a Região.
As áreas de instabilidade são estimuladas pela recente passagem de uma frente fria pelo litoral sul da Bahia e pela presença da Zona de Convergência Intertropical que ainda atua na costa norte do Brasil.
Não deve chover no sudoeste da Bahia e nas áreas de sertão do Nordeste. Na faixa entre o Rio Grande do Norte e Sergipe ocorrem pancadas de chuva a qualquer hora nas áreas litorâneas, na Zona da Mata e no Agreste, mas o sol aparece ao longo do dia.
No sul e no leste da Bahia, o dia é com muita nebulosidade e várias pancadas de chuva. Há risco de raios.
Pancadas de chuva com raios e períodos com sol são esperados no norte e oeste do Ceará, no Piauí, Maranhão e no noroeste da Bahia.
Região Norte
Nuvens carregadas ainda crescem em quase todas as áreas do Norte do Brasil.
O sol e o tempo seco predominam no sul do Tocantins, no Acre e em Rondônia. Algumas pancadas de chuva podem acontecer na região de Porto Velho.
Para o restante da Região Norte, a previsão é de várias pancadas de chuva com raios no decorrer do dia, que podem ser fortes, intercaladas com períodos de sol.
Alertas meteorológicos para 16/05/2023 - terça-feira
Atenção para chuva moderada a forte nas capitais Fortaleza, Teresina, São Luís, Palmas, Belém, Macapá, Boa Vista em Manaus.
Atenção para chuva moderada na faixa litorânea entre o norte da Bahia e a Paraíba, incluindo as capitais Salvador, Aracaju, Maceió, Recife e João Pessoa.
Atenção para ressaca no litoral da região sudeste entre Ilhabela (SP) e Linhares (ES), com ondas de 2,5 a 3,0 metros.
Alerta para temporais no litoral norte do Amapá, em Roraima, no centro-norte e noroeste do Amazonas, no centro- leste do Pará, no centro e sudoeste do Maranhão.
Atenção para chuva forte e moderada, com raios e risco de fortes rajadas de vento na faixa central do Amazonas, no centro-sul e norte do Pará, centro-norte do Tocantins, no sul e centro-norte do Maranhão, no norte e oeste do Piauí e no litoral do Ceará.
Alerta para o ar muito seco, com níveis de umidade entre 11% e 20% no centro Norte de São Paulo, no Triângulo Mineiro na no sul de Goiás e de Mato Grosso e um sertão do Nordeste