Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Ciclone extratropical deixa RS e SC em alerta no fim de semana

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

6 min de leitura

Oferecido por

O Rio Grande do Sul e áreas de Santa Catarina voltam a ficar em situação de alerta para chuva forte e volumosa, menos de um mês após as enchentes provocadas por um ciclone extratropical, em meados de junho de 2023. A perspectiva de formação de outro ciclone do mesmo tipo neste sábado, 8 de julho, e numa posição próxima ao sistema que atuou entre os dias 15 e 16 de junho, traz novas preocupações para o risco de transtornos causados pelo excesso de chuva e ventos fortes.

 

A passagem de uma frente fria pelo Rio Grande do Sul e Santa Catarina nesta sexta-feira, 7 de julho, já aumenta a nebulosidade e as condições para chuva em Santa Catarina e principalmente no Rio Grande do Sul. Apenas o sul catarinense deve ter pancadas de chuva nesta sexta, mas há risco de chuva forte no decorrer do dia para várias regiões do Rio Grande do Sul (veja alerta especial)

 

 

Alerta de chuva forte e ventania para o RS e SC por causa de um ciclone extratropical (Foto: Getty Imagens)


Novo ciclone extratropical

 

A maior preocupação é com a chuva volumosa que deve ser provocada no processo de formação de um novo ciclone extratropical durante este sábado, 8 de julho. O sistema deve se organizar próximo ao litoral norte do Rio Grande do Sul e litoral sul de Santa Catarina. 

 

Toda a chuva fica concentrada neste sábado, pois no domingo, 9 de julho, com o afastamento do ciclone extratropical, as nuvens carregadas se afastam e para de chover no Rio Grande do Sul.

 

Em Santa Catarina, no sábado, 8 de julho, a chuva deve ser volumosa especialmente no planalto sul, serra e litoral sul do estado.

 

O leste catarinense e o Paraná terão chuva no domingo, mas que não será volumosa e não terá potencial para transtornos como a chuva do sábado.

 


Alerta da Defesa Civil do Rio Grande do Sul

 

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul já emitiu um alerta especial para chuvas intensas e volumosas entre o Centro e o Leste gaúcho, podendo trazer transtornos associados aos elevados volumes e também com risco de cheias.

 

Para esta sexta-feira (07), a previsão já é de intensificação da chuva pelo Oeste e Sul Gaúcho, que ao longo do dia a chuva aumenta gradualmente na Campanha, Centro, Vales e Leste gaúcho. 

 

Os maiores volumes devem ficar concentrados em áreas da faixa Central do estado, variando entre 50 a 80 mm. Mas a Defesa Civil alerta que nas regiões do Centro e Leste, pontualmente, pode chover até 100 mm até o fim do dia

 

Na madrugada e manhã do sábado, 8 de julho, por causa da formação do novo ciclone extratropical próximo ao Litoral Norte gaúcho, as chuvas continuam sobre o estado e ganham mais força.

 

O alerta é para chuva de moderada a forte intensidade no Centro, Vales e Leste gaúcho. Os volumes de chuva acumulados devem variar entre 50 mm e 70 mm nessas áreas. 

 

Para Porto Alegre, a previsão é que chova cerca de 110 mm nos dias 7 e 8 de julho, o que representa cerca de 67% da média de chuva normal para julho, que é de 163 mm. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia choveu apenas 0,2 mm em julho até agora. 

 

Ainda segundo a Defesa Civil do Rio Grande do Sul, os acumulados de chuva previstos ao final do evento devem ficar entre 80 mm e 120 mm, de forma geral, mas pontualmente podem chegar aos 150 mm.

 


Vento forte

 

Além da chuva forte e volumosa, o ciclone extratropical também deve causar fortes rajadas de vento

 

Para o Rio Grande do Sul, a Defesa Civil gaúcha alerta para rajadas de vento com velocidades entre 70 km/h e 90 km/h nas áreas do Leste e Nordeste do estado. 

 

O alerta também para o mar agitado e risco de ressaca

 

 

Condições dos rios

 

A Defesa Civil gaúcha informou que a condição hidrológica nos principais rios do estado é de normalidade. Porém, com a previsão de precipitações volumosas no Oeste, Centro e Leste do estado, espera-se uma elevação significativa de córregos, arroios, rios de menor ordem e nos rios principais. 

 

Enxurradas podem ocorrer nos trechos de rio de menor ordem e onde as chuvas apresentarem volume elevado e em um curto espaço de tempo.

 

Assim é indicada a condição de ALERTA para as bacias do Ibicuí, Quaraí, Vacacaí-Vacacaí Mirim, Jacuí, Caí, Sinos, Gravataí, Litoral Médio, Tramandaí e Mampituba.

 

 

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias