Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Ciclone extratropical se forma neste sábado no Sul do Brasil

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

4 min de leitura

Oferecido por

Como foi previsto e alertado nos últimos dias, voltou a chover muito no Rio Grande do Sul, menos de um mês após o evento de chuva extrema de meados de junho, provocados por um ciclone extratropical.  Neste sábado, após a passagem de uma frente fria que provocou chva forte, outro ciclone extratropical se forma. O alerta continua para mais chuva volumosa.

 

 

Novo ciclone extratropical se forma no sábado, 8/7/23, entre o RS e SC.

 

A chuva volumosa da sexta-feira foi provocada pela passagem de uma frente fria sobre o Rio Grande do Sul. Em apenas 12 horas, entre 10h e 22h de 7/7/23, várias áreas acumularam 60 mm a 80 mm, pela medição do Cemaden - Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais. Lajeado teve quase 93 mm neste período.

 

Mas no período de 24 horas, entre 5h30 do dia 7 e 5h30 de 8 de julho de 2023, os pluviômetros do Cemaden e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registraram mais de 100 mm acumulados em várias localidades gaúchas. 

 

Confira alguns volumes de chuva elevados registrados entre 5h30 do dia 7 e 5h30 de 8 de julho de 2023

 

Lajeado: 118,4 mm

Pinhal Grande: 115,2 mm

Candelária: 115,2 mm

Bom Princípio: 106,6 mm

Teutônia: 106,4 mm

Torres: 103,8 mm

Estrela: 101,6 mm

Alto Feliz: 100,6 mm

Nova Petrópolis: 100,0 mm

 

 A média de chuva para julho, para a maioria das áreas do Rio Grande do Sul, varia de 140 mm a 180 mm. Confira o mapa com a média de precipitação calculada pelo Inmet para o período de 1991 a 2020.

 

 

Média de chuva normal para o Rio Grande do Sul em julho (Fonte: Inmet)

 


Ciclone extratropical se forma neste sábado

 

A chuva ainda será volumosa em parte do Rio Grande do Sul neste sábado, por causa do processo de formação de um novo ciclone extratropical e de uma frente fria. O ciclone deve se organizar próximo ao litoral norte do Rio Grande do Sul e litoral sul de Santa Catarina. 

 

RS - forte instabilidade 7-7-23 - anima sat

Chuva forte no Rio Grande do Sul em 7/7/23 provocada por passagem de frente fria


Neste sábado, chove em grande parte do dia no centro-sul de Santa Catarina, no Planalto e Serra do Rio Grande do Sul, Vales do Rio Pardo e do Taquari na Grande Porto Alegre e no litoral central e norte gaúcho. Nestas áreas, a chuva forte ocorre na madrugada e manhã e diminui bastante à tarde.

 

No centro e oeste/noroeste do Rio Grande do Sul, as chuva deve parar à tarde e o sol deve aparecer entre muitas nuvens. 

 

A fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai pode ter garoa de manhã, mas depois o sol aparece.

 

Na Grande Florianópolis, no Vale do Itajaí e centro-sul do Paraná chove à tarde e à noite. O leste do Paraná deve ter chuva somente à noite. 

 

Toda a chuva fica concentrada neste sábado, pois no domingo, 9 de julho, com o afastamento do ciclone extratropical, as nuvens carregadas se afastam e para de chover em quase todo o Rio Grande do Sul. 

 

 

Previsão para o domingo, 9 de julho

 

Neste domingo, 9 de julho, ainda chove no planalto e oeste/noroeste do Rio Grande do Sul, Também chove no oeste catarinense e em todo o Paraná. O leste catarinense e do Paraná terão apenas chuva leve neste domingo, incluindo as capitais Curitiba e Florianópolis.

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias