Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Ciclone e vendaval

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

4 min de leitura

Oferecido por

A formação de um grande e intenso ciclone extratropical sobre o oceano Atlântico em uma área muito próxima da costa da região Sul do país deverá provocar ventania em uma extensa faixa entre o leste do RS e o estado do RJ. Além de rajadas de vento intensas também no interior do continente, inclusive em Mato Grosso do Sul.

 

Na tarde de quarta-feira (12) o vento ganha força em áreas do sul e leste do RS, incluindo a região metropolitana de Porto Alegre, ficando mais intenso entre a noite de quarta e início da madrugada de quinta-feira (13), com rajadas que podem ficar entre 100 e 120 km/h em parte do litoral norte gaúcho e pontos mais altos das serras do RS e de SC. Na capital gaúcha podem ocorrer rajadas de vento da ordem de 90 km/h. São esperadas rajadas de vento de 50 a 80 km/h nas demais áreas do RS, em quase todo o interior de SC e do PR, no oeste de SP e no centro-sul e no oeste de MS.


À medida que o sistema avança para o oceano e se aprofunda, as fortes rajadas de vento atingem a região da Lagoa dos Patos e adjacências, bem como quase todo o litoral do RS na manhã de quinta-feira (13). Ao longo da tarde de quinta, fortes rajadas de vento também ocorrem no litoral sul de SC, áreas mais elevadas do leste e norte catarinense, e leste do PR - incluindo a grande Curitiba, com rajadas de até 80 km/h.


No sul e leste de SP a circulação de ventos associada ao ciclone extratropical também deverá provocar fortes rajadas de vento, entre 70 e 90 km/h, incluindo a região metropolitana de São Paulo, entre meados da manhã e fim da tarde de quinta-feira. Pontualmente, na Serra do Mar e no litoral, podem ocorrer rajadas de 80 a 100km/h. No estado do RJ as rajadas de vento também se intensificam, com projeção de máximos entre 50 e 70 km/h na Costa Verde, no Grande Rio e na Região Serrana.

 

Na sexta-feira, dia 14, o ciclone vai se afastando lentamente pelo mar, mas ainda causa rajadas de vento intensas durante a madrugada e período da manhã, com valores da ordem de 60 a 90 km/h no litoral do RS, de SC e do RJ e rajadas de 50 a 80 km/h no litoral do PR e de SP.

 

Ao longo da quinta-feira (13) e da sexta-feira (14) o vento forte sobre o oceano vai favorecer uma intensa agitação marítima no litoral do RS e de SC, com previsão de ressaca e ondas da ordem de 3,0 a 4,0 metros de altura.


Ao longo do sábado o ciclone se afasta da costa e o vento diminui em todas as regiões.

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias