Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Defesa Civil de SC confirma microexplosão em Herval d´Oeste

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

4 min de leitura

Oferecido por

A Defesa Civil de Santa Catarina confirmou na tarde desta terça-feira,11 de julho, a ocorrência de uma microexplosão na região de Herval d´Oeste, cidade do Meio-Oeste catarinense. A ventania causou a queda de árvores, arrancadas pela raiz, e o desabamento de um galpão. 

 

 

Imagens dos danos causados pela microexplosão em Herval d´Oeste (SC) (Fonte: Defesa Civil de SC)

  

As imagens abaixo mostram as áreas de chuva intensas (circuladas em preto) detectadas pelo radar meteorológico localizado em Chapecó, usado pela Defesa Civil Catarinense para o monitoramento diário das condições do tempo. Os tons em rosa indicam as áreas com maior potencial para tempestade severa. A região de Herval d´Oeste é identificada pelo ponto preto.

 

 

 Imagens do radar meteorológico de Chapecó em 11/7/23: manchas em vermelho e rosa indicam áreas com maior potencial para tempestades (Fonte: Defesa Civil de SC)

 

 

Além de Herval d´Oeste, a Defesa Civil de Santa Catarina registrou ocorrências de alagamentos, destelhamento de casas, quedas de árvores, de postes de energia e danos associados à queda de granizo em algumas cidades. As cidades de Maravilha, Saudades, Piratuba, Cordilheira Alta, Nova Erechim e Pinhalzinho também registraram danos.

 


Chuva volumosa

 

Uma forte linha de instabilidade se deslocou sobre o oeste e o meio-oeste de Santa Catarina entre o fim da madrugada e começo da manhã desta terça-feira, 11 de julho. A passagem do conjunto de nuvens do tipo cumulonimbus causou chuva volumosa em curto período de tempo em várias localidades e a ventania em Herval d´Oeste.

 

Confira alguns volumes de chuva elevados registrados em 24 horas, entre 18 horas do dia 10 e 18 horas de 11 de julho de 2023, pelo Instituto Nacional de Meteorologia, Epagri-Ciram e Cemaden.

 

Maravilha: 115,4 mm

São Miguel do Oeste: 90,6 mm

Xanxerê: 98,4 mm

Lindóia do Sul: 91,2 mm

Galvão: 89,8 mm

Videira: 85,0 mm

Guaraciaba: 87,2 mm

Rio das Antas: 87,6 mm

Coronel Freitas: 86,2 mm

Fraiburgo: 83,6 mm

Caçador: 82,8 mm

Joaçaba: 78,4 mm

Chapecó: 75,2 mm

 

 

Previsão de mais chuva e ventania

 

A população de Santa Catarina deve ficar atenta às previsões meteorológicas nos próximos dias e aos avisos da Defesa Civil. O tempo vai ficar muito instável, nesta quarta, 12, e na quinta-feira de julho, com a passagem de nuvens muito carregadas e a formação de um novo ciclone extratropical. 

 

Todas as regiões de Santa Catarina podem ter chuva forte e ventania nesta quarta-feira, embora os maiores volumes de água estejam sendo esperados novamente para o Oeste, Meio-Oeste e Sul de Santa Catarina.

 

Na quinta-feira, 13 de julho, a região serrana e o litoral sul ainda deve ter um dia chuvoso. Nas demais áreas a chuva ocorre, mas já com previsão de períodos de melhora no decorrer da tarde. Há risco ventos fortes.

 

Entre a noite do dia 13 e a madrugada no dia 14 de julho, sexta-feira, há possibilidade de precipitação invernal, incluindo a chance de queda de neve, nas áreas de serra, planalto sul catarinense.

 

Chuva e ventos diminuem muito na sexta-feira, com o afastamento do ciclone extratropical.

 

Atenção para o frio intenso nos dias 14,15 e 16 de julho. Há risco de geada moderada a forte no Oeste, Meio-Oeste, Planaltos Sul e Norte e Serra no dia 15 de julho, sábado. Planaltos e Serra também terão geada no domingo, 16.

 

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias