Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Como fica a temperatura em São Paulo e no Rio nos próximos dias

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

3 min de leitura

Oferecido por

As capitais São Paulo e Rio De Janeiro sentiram um verdadeiro choque térmico de neste início de semana por causa da passagem de uma frente fria. A temperatura na terça-feira, 8 de agosto, não passou dos 20°C durante a tarde  na capital paulista e parou nos 24°C no Rio. A sensação de friozinho predominou.

 

Nesta quarta-feira, São Paulo e Rio de Janeiro ainda ficam fresquinhas e podem ter um pouco de chuva. Mas o calor vai aumentar rapidamente de quinta a sábado. No domingo,  a temperatura volta ter queda acentuada por de outra frente fria.

 

A previsão é de que o calor já volte para próximo dos 30°C nesta quinta-feira, tanto em São Paulo como no Rio de Janeiro, e supere esta marca na sexta-feira.

 

Frente fria nublou o Rio de Janeiro em 8/8/23 (Foto: Romero Wanzeler)

 

 

Temperatura despencou

 

Se você não entende muito bem as expressões "temperatura despencou" ou "as temperaturas levaram um tombo", veja os gráficos abaixo. Eles mostram a variação da temperatura em 24 horas, hora a hora, nas capitais São Paulo e Rio de Janeiro, nos dias 7 e 8 de agosto de 2023. 

 

Às 2 horas da tarde da segunda-feira, 7 de agosto, quem estava em São Paulo sentia um calor de 30°C e no Rio de Janeiro, a temperatura chegava aos 37°C! E aí, passou uma frente fria e a temperatura na terça-feira, 8, não passou dos 20°C na capital paulista e despencou para apenas 24°C no Rio.

 

Variação de temperatura no aeroporto de Congonhas, em São Paulo, nos dias 7 e 8 de agosto de 2023

(Arte: Climatempo)

 

Variação de temperatura no aeroporto de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, nos dias 7 e 8 de agosto de 2023

(Arte: Climatempo)

 

Esta brusca e forte queda da temperatura aconteceu por causa da entrada do ar frio sobre São Paulo e Rio de Janeiro. É o ar frio de origem polcar que veio junto com a frente fria que fez a nebulosidade aumentar e provocou chuva. 

 

Todas frentes frias estão associadas a uma massa de ar frio. Sempre que uma frente fria (com sua massa de ar frio) passa por um local, causa queda da temperatura. Porém, nem sempre esta diminuição da temperatura é acentuada.

 

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias