Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Fim de semana com pancadas de chuva e calor no Norte e Nordeste

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

3 min de leitura

Oferecido por

 

Uma grande massa de ar seco continua exercendo influência sobre grande parte do interior do Nordeste e sul da Região Norte, mantendo um cenário de dias ensolarados, quentes e extremamente secos nessas áreas. Nos últimos dias, os índices de umidade relativa ficaram baixos, com valores inferiores a 20% no sertão nordestino, no Tocantins e nas regiões sul e centro-sul do Pará, acompanhados por temperaturas escaldantes que ultrapassam os 30 °C.

 

Por outro lado, durante este fim de semana, a chuva ganha intensidade no Acre, Amazonas e Rondônia devido à alta umidade presente nestas regiões, combinada com a influência de um cavado meteorológico. Essa chuva se manifesta de forma moderada, frequentemente acompanhada por raios, concentrando-se principalmente no período da tarde.

 

No Tocantins, os baixos índices de umidade relativa continuam sendo destaque. 

 

NO_pentadaprec_1 (1)

 Os maiores acumulados se concentram no noroeste do Amazonas e no sul do Acre

 

Nos estados do Amapá, norte do Pará e Roraima, a previsão aponta para pancadas de chuva isoladas e trovoadas ao longo do sábado e domingo. 

 

Na costa leste do Nordeste, o panorama se apresenta com maior nebulosidade, trazendo chuvas pontuais e de baixa intensidade. Essas condições são decorrentes da circulação de ventos provenientes do oceano, associados a uma alta pressão atmosférica.

 

Tendência

 

Região Nordeste: Destaca-se a persistência das altas temperaturas e a baixa umidade do ar, mantendo-se como características proeminentes no Piauí, assim como nos interiores do Ceará e da Bahia. No que diz respeito às instabilidades, a tendência é de que a chuva continue concentrada ao longo da faixa litorânea, enquanto ganha intensidade na costa da Bahia a partir de terça-feira (15). Esse aumento na força da precipitação é influenciado pela circulação dos ventos marítimos, que estão associados a uma área de alta pressão atmosférica.

 

Região Norte: A precipitação tende a se concentrar nos estados do Acre, Amazonas, Roraima, Rondônia, Amapá e norte do Pará. No entanto, essa chuva se manifestará na forma de pancadas ao longo dos dias, resultado da combinação de calor e umidade presentes na região. Em contrapartida, é esperado que prevaleça um quadro de calor intenso e baixa umidade na maior parte do Tocantins e do Pará, caracterizando o tempo com temperaturas elevadas e sensação de secura acentuada.

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias