Oferecido por
Uma frente fria avança pelo litoral do Rio De Janeiro e chega ao Espírito Santo. A passagem da frente fria e a mudança na circulação dos ventos em vários níveis da atmosfera vão gerar muitas nuvens e pancadas de chuva sobre o Sudeste. Parte da instabilidade fica sobre o Paraná.
Uma área de baixa pressão atmosférica avança do Paraná para São Paulo e aumenta a chuva.
O ar frio de origem polar avança sobre o Sul do Brasil e a temperatura tem acentuada queda.
A massa de ar quente e seco que atua que deixou a temperatura muito alta no Brasil nos últimos dias está enfraquecendo
Nuvens de chuva crescem pela faixa litorânea do Nordeste e em parte da Região Norte. O ar úmido começa a entrar no Centro-Oeste e nuvens carregadas voltam a se formar em vários locais desta Região.
Nuvens carregadas se espalham sobre grande parte do Brasil, em dia atípico de agosto (Foto: Getty Images)
Previsão do tempo para o Brasil para 26/08/2023 - sábado
Região Sul
O ar frio de origem polar avança sobre o Sul do Brasil e a temperatura está em declínio. Faz frio o dia todo.
Há condições para geada na fronteira com o Uruguai, na região da Campanha Gaúcha, na serra do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.
Áreas de instabilidade ainda atuam sobre o Paraná e o tempo fica chuvoso no leste do estado, que inclui Curitiba. Dia de chuva também no Vale do Itajaí.
O sudoeste do Paraná tem períodos com sol, mas entre muitas nuvens. Pancadas de chuva ocorrem no restante do Paraná.
Região Sudeste
Uma frente fria avança pelo litoral da Região Sudeste e chega ao Espírito Santo. A nebulosidade aumenta bastante em todo o Sudeste há previsão de chuva em todos os estados.
O predomínio é de céu nublado e chuva no sul e leste de São Paulo, no Sul de Minas e Zona da Mata Mineira e no estado do Rio. A Grande São Paulo e o Grande Rio passam o dia com chuva e temperatura baixa
Alerta para muita chuva no litoral de São Paulo e do Rio de Janeiro.
O Espírito Santo tem um dia com muitas nuvens e chuva a qualquer hora.
Região Centro-Oeste
O ar úmido que se espalhou sobre o Centro-Oeste nas últimas 48 horas e a passagem de uma frente fria aumentaram a nebulosidade e as condições para chuva na Região.
O sol aparece forte, mas pancadas de chuva e raios podem ocorrer à tarde e à noite em todos os estados e no Distrito Federal. Há previsão de chuva forte no norte de Mato Grosso.
De forma geral, a chuva será em pequenas áreas e com curta duração, mas vai ajudar a aliviar o calor intenso dos últimos dias.
Região Nordeste
O ar seco e quente predomina sobre o Nordeste do Brasil, mas uma frente fria se aproxima do sul da Bahia. Quase toda a Região tem mais um dia com sol forte e sem chuva.
Há previsão de pancadas de chuva no litoral de Pernambuco, da Paraíba e do leste do Rio Grande do Norte. Pancadas de chuva ocorrem também no litoral, no norte e no oeste do Maranhão. Também pode chover no oeste e sul da Bahia com a aproximação de uma frente fria.
O calor é intenso no interior do Nordeste e temperaturas em torno dos 40°C podem ocorrer no interior da Bahia, do Maranhão e do Piauí.
Região Norte
Com a expansão do ar úmido sobre a Região Norte, as condições para chuva aumentaram. O sol aparece na maior parte do dia e faz muito calor em toda a Região. Pancadas de chuva com raios ocorrem principalmente à tarde e à noite em quase todo o Norte do Brasil, exceto no Amapá, no oeste do Acre, noroeste do Pará, no centro, norte e sul de Roraima e na divisa do Tocantins com o Maranhão e Piauí. O sol predomina no Amapá.
Alertas meteorológicos para 26/08/2023 - sábado
Atenção para chuva moderada a forte nas capitais Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Vitória, Belo Horizonte e Belém
Alerta especial: perigo de temporal e chuva volumosa, com potencial para transtornos como alagamentos e enchente no litoral de São Paulo, no litoral sul do Rio de Janeiro e no Grande Rio.
Alerta para temporais no leste de São Paulo (inclui Grande São Paulo), no centro-sul do Rio de Janeiro (inclui região dos Lagos), interior do Espírito Santo
Atenção para a chuva moderada a forte e raios no norte e leste do Paraná, oeste, centro-sul e centro-leste de São Paulo, Serra, Norte e Noroeste, no Rio de Janeiro, Grande Belo Horizonte, Sul de Minas, Zona da Mata Mineira, Vale do Rio Doce, litoral do Espírito Santo, no litoral do Pará, no centro e sul de Rondônia, centro e noroeste de Mato Grosso, centro-oeste do Amazonas.
Aviso de geada na região da Campanha Gaúcha, na fronteira do sul do Rio Grande do Sul com o Uruguai, na serra gaúcha e catarinense.
Alerta para o ar muito seco, com níveis de umidade entre 12% e 20% no norte do Vale do São Francisco (Bahia), no sertão do Nordeste