1. Clima e Previsão do Tempo
  2. / Notícias
  3. / Frente fria chega ao Sudeste e pode chover forte
Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Frente fria chega ao Sudeste e pode chover forte

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

8 min de leitura

Oferecido por


Fortes e grandes áreas de instabilidade que estavam sobre Sul do Brasil e o Paraguai se organizaram ontem (4/9) como uma frente fria, associada a um ciclone extratropical. As nuvens muito carregadas que se formam sobre estas regiões provocaram chuva forte, raios, vento forte e granizo.

A frente fria avança para São Paulo e espalha nuvens de chuva também sobre o Rio De Janeiro, parte de Minas Gerais e sobre Mato Grosso do Sul.

O ciclone extratropical se formou no mar, entre o Rio Grande do Sul e o Uruguai e se desloca para alto-mar, afastando-se rapidamente do Brasil nesta terça-feira. 

As nuvens carregadas saem do Sul do Brasil e o ar frio de origem polar avança sobre a Região causando queda da temperatura.

O ar seco influencia o centro-norte do Brasil deixando parte da Região Norte e o interior do Nordeste com poucas nuvens.

 

 

Sudeste pode ter fortes pancadas de chuva com calor e chegada de frente fria

 


Previsão do tempo para o Brasil para 05/09/2023 - terça-feira

 


Região Sul

 

O ar frio de origem polar avança sobre a Região Sul causando queda da temperatura nos três estados. Com o afastamento da frente fria e do ciclone extratropical, as nuvens carregadas saíram do Sul do Brasil. O sol reaparece e a chuva para em quase toda a Região.

O norte do Paraná ainda tem pancadas de chuva nesta terça-feira, mas o sol aparece. O litoral paranaense tem céu nublado e chuviscos.

No leste  do Paraná, nos planaltos, na serra e no litoral de Santa Catarina, no Vale do Itajaí, no planalto, na serra, na Grande Porto Alegre e no litoral central e norte do Rio Grande do Sul, o sol aparece no decorrer do dia, mas entre muitas nuvens.

Nas demais áreas pelo interior da Região Sul, o tempo fica firme, com sol e algumas nuvens. 

Há condições para geada na fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai, incluindo a Campanha Gaúcha.

 


Região Sudeste

 

A chegada de uma frente fria ao litoral de São Paulo espalha nuvens carregadas sobre várias áreas do Sudeste do Brasil. A madrugada é muito abafada em todos os estados, especialmente no Rio de Janeiro. A cidade de São Paulo pode ter tido a madrugada mais abafada do ano.

O litoral sul de São Paulo e a Baixada Santista passam o dia com céu nublado e chuva. A temperatura cai bastante depois do calor de 38°C que fez em Santos ontem. Na Grande São Paulo, no sul e leste do estado, a chuva começa na madrugada e pela manhã, mas o tempo fica chuvoso no decorrer da tarde. A temperatura cai muito em relação à ontem. No centro, oeste e norte de São Paulo, as pancadas de chuva ocorrem a qualquer hora, mas com períodos de sol no decorrer do dia

No estado do Rio de Janeiro, no sul do Espírito Santo, no Sul de Minas, na Zona da Mata Mineira, no Triângulo Mineiro e no centro-oeste de Minas, faz sol, a nebulosidade aumenta e as pancadas de chuva ocorrem à tarde e à noite.

No centro e norte capixaba, no norte e leste de Minas Gerais, o sol predomina e faz muito calor.

Há risco de chuva e de vento forte em todos os estados do Sudeste.

 


Região Centro-Oeste

 

O ar úmido e quente ainda está espalhado sobre grande parte da Região Centro-Oeste e nuvens carregadas  se formam por quase toda a Região.

O sol predomina o dia todo e não chove no norte de Goiás, no Distrito Federal, no norte e nordeste de Mato Grosso e no noroeste de Mato Grosso do Sul (região de Corumbá). 

 

Nas demais áreas de Goiás, de Mato Grosso e de Mato Grosso do Sul, incluindo a região de Campo Grande, de Goiânia e de Cuiabá, o sol aparece em grande parte do dia e há condições para pancadas de chuva com raios à tarde e à noite, mas que em geral não devem ser fortes. Mas estas pancadas são de curta duração.

Pode chover forte no centro-sul de Goiás e no nordeste de Mato Grosso do Sul.

 

Região Nordeste

 

O ar seco predomina sobre o Nordeste do Brasil dificultando a formação de grandes nuvens sobre a Região.

Há previsão de pancadas de chuva no decorrer do dia no litoral da Bahia e na Chapada Diamantina, no litoral, Agreste e Zona da Mata desde Sergipe até o Ceará.

A chuva é mais frequente no litoral entre Salvador e Recife e pode chover forte nestas duas capitais.

No Maranhão, Piauí e nas demais áreas pelo interior do Nordeste, o dia é com sol forte, poucas nuvens e sem condições para chuva.

 


Região Norte

 

O ar seco predomina sobre parte do Norte do Brasil inibindo o crescimento de nuvens carregadas.

O dia segue com sol e algumas nuvens, mas sem chuva em Roraima (exceto no norte do estado), no norte e leste do Amazonas, no Pará (exceto no norte do estado e no Tocantins.

No centro, sul e oeste do Amazonas, no Acre e Rondônia as pancadas de chuva com raios podem ocorrer a qualquer hora, com períodos de sol. 

No Amapá, no norte e no litoral do Pará, no norte de Roraima as pancadas de chuva com raios ocorrem à tarde e à noite. 

 

 

 

Alertas meteorológicos para 05/09/2023 - terça-feira

 

Atenção para chuva moderada a forte nas capitais São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Goiânia, Rio Branco, Salvador e Recife

 

Alerta para temporais no centro e norte de São Paulo, no Vale do Paraíba e litoral de São Paulo, na serra e sul do Rio de Janeiro, na Zona da Mata Mineira, no Sul de Minas e Grande Belo Horizonte

 

Atenção para o risco de chuva moderada forte e raios no nordeste de Mato Grosso do Sul, no sul e noroeste de São Paulo, na Grande São Paulo, no Grande Rio e no centro-norte do estado do Rio, no sul do Espírito Santo, no Triângulo Mineiro, em Goiânia e no centro-sul de Goiás, no oeste de Rondônia, no Acre, na região de Salvador e no litoral de Pernambuco.

 

Aviso de geada ao amanhecer na fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai (incluo Campanha Gaúcha)

 

Atenção para fortes rajadas de vento entre 60km/h e 80 km/h, na madrugada e manhã, na serra e sul de Santa Catarina, no leste, litoral e serra do Rio Grande do Sul

 

 

 

 

 

 

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

X

+ mais notícias