Oferecido por
O crédito de carbono funciona como uma moeda de troca que objetiva compensar a quantidade de gases do efeito estufa, principalmente o gás carbônico (CO2) liberado na atmosfera por atividades humanas, como por exemplo a queima de combustíveis fósseis e outras práticas industriais.
O CO2 é capturado pelas árvores. Crédito de carbono serve de moeda para compensar a quantidade de gases do efeito estufa emitidos para a atmosfera (Foto: Getty Images)
Árvores possuem a capacidade de retirar CO2 da atmosfera através da fotossíntese, transformando-o em carbono, que compõe toda estrutura da árvore, como na madeira de galhos, troncos e raízes.
Através dos créditos de carbono, é possível que empresas dispostas a compensar suas emissões apoiem projetos de plantios de árvores visando a retirada do CO2 da atmosfera, o que colabora na mitigação dos impactos negativos do aquecimento global, além de ser uma oportunidade de apoio para produtores(as) rurais e agricultores(as) familiares que venham a participar de tais projetos.