1. Clima e Previsão do Tempo
  2. / Notícias
  3. / Frente fria provoca mais chuva no Sudeste do Brasil
Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Frente fria provoca mais chuva no Sudeste do Brasil

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

5 min de leitura

Oferecido por


A frente fria que chegou ao Sudeste do Brasil virou o tempo na quinta-feira, 14, em várias áreas de Minas Gerais e do Rio De Janeiro, com fortes pancadas de chuva, raios e ventania.

 

Foto: Vitória (ES), por Felipe Lima

 

 

Confira alguns acumulados de chuva elevados registrados em Minas Gerais e no Rio de Janeiro entre a tarde do dia 14 e o começo da madrugada de 15/9/23. Os dados são do Instituto nacional de meteorologia e do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais


Pirapetinga (MG): 60 mm

Visconde do Rio Branco (MG): 39,9 mm

Muriaé (RJ): 33,7 mm

Patrocínio do Muriaé (MG): 31,0 mm

Chácara (MG): 25,4 mm


Sumidouro (RJ): 56,4 mm

Mangaratiba (RJ): 53,2 mm

Petrópolis/Independência2 (RJ): 52 mm

Rio de Janeiro/Alto da Boa Vista: 50,0 mm

Magé (RJ):49,4 mm


A chuva chegou forte também ao sul capixaba e a região de Alegre acumulou cerca de 21 mm em apenas uma hora, pela medição do Inmet.


Nesta sexta-feira, esta frente fria continua sobre o Sudeste e espalha nuvens de chuva sobre todas as regiões do Rio de Janeiro, do Espírito Santo e de Minas Gerais. Há risco de chuva moderada a forte nos três estados, incluindo as capitais Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Vitória.


Além da chuva, a temperatura tem grande queda em relação ao que vinha sendo registrado desde o começo da semana, devido ao aumento da nebulosidade, chuva e ventos frios


Em São Paulo, a presença de ar frio de origem polar deixa a temperatura baixa no início da manhã e não esquenta demais à tarde. O sol já predomina pelo interior paulista. Ainda pode chover um pouco no litoral, na Mantiqueira e em toda a divisa com Minas Gerais e na região de Franca. 


A Grande São Paulo deve se manter nublada pela manhã, mas o sol pode aparecer um pouco à tarde, entre muitas nuvens. Faz frio o dia todo.


Ventania em Minas Gerais

 

Em Belo Horizonte, após o recorde de calor na tarde da quinta-feira, 14/9, com temperatura de 33,3°C, as pancadas de chuva vieram com muito vento. Na região da estação meteorológica Cercadinho, o Instituto nacional de meteorologia registrou rajada de 98 km/h entre 19h e 20h e outra com 80 km/h no mesmo local, entre 20h e 21h. A região da Pampulha teve rajada de 59 km/h entre 19h e 20h.

 

Além de Belo Horizonte, o Inmet registrou fortes rajadas de vento em Florestal Grande BH), com 67 km/h entre 18h e 19h e entre 19h e 20h, 66 km/h em São João Del Rei, entre 17h e 18h e uma rajada com 62 km/h em Sete Lagoas, entre 19h e 20h.

 


Alerta de ressaca

 

A  Marinha do Brasil alerta para o risco de ressaca entre a região de Santos (SP) e Arraial do Cabo (RJ),  com ondas de até 2,5 metros.

 


Temperatura sobe no fim de semana

 

Neste fim de semana, que será o último do inverno de 2023, a frente fria que virou o tempo se afasta do Sudeste e a temperatura sobe rapidamente. Apenas a madrugada do sábado ainda será fria, especialmente em São Paulo e em áreas serranas do Rio de Janeiro, de Minas e do Espírito Santo.


A tarde do sábado, 16, será quente no Sudeste e a previsão é de mais calor no domingo em todos os estados.

 


Chance de chuva diminui no fim de semana

 

A temperatura sobe, mas as condições para chuva diminuem no Sudeste no fim de semana.

 

Para o sábado, há previsão de pancadas de chuva em todas as áreas do Espírito Santo e na maioria das regiões de Minas Gerais. Não deve chover no Sul de Minas e nem na Zona da Mata Mineira. 


O domingo será um dia com sol forte e calor no Sudeste. 

 

A primavera começa astronomicamente às 3h50 do dia 23 de setembro, hora de Brasília.

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

X

+ mais notícias