Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Atenção para chuva forte no Sul, Sudeste e Centro-Oeste

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

8 min de leitura

Oferecido por

Uma frente fria passa entre o Rio De Janeiro e o Espírito Santo e, junto com o calor, ajuda a formar nuvens carregadas pelo interior do Sudeste e no Centro-Oeste.

 

Pela medição do Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais), Goiás foi o estado que teve mais chuva nas últimas 12 horas, entre aproximadamente 15h30 do dia 2/10 e 3h30 de 3/10: 48,6 mm Uruana/GO, 48,4 mm em Novo Gama/GO, 45,2 mm Pirenópolis/GO, 41,4 mm em Ceres/GO

 

O ar seco predomina sobre o Nordeste e  grande parte do Norte do Brasil inibindo o crescimento de grandes nuvens e a ocorrência de chuva. 

 

No decorrer desta terça-feira, novas áreas de instabilidade vão surgir sobre o Sul do Brasil por causa da influência de uma grande baixa pressão atmosférica que se intensifica sobre o Paraguai.

 

 

 

 

 

 

Foto: Coronel Fabriciano MG), por HVL


Previsão do tempo para o Brasil para 03/10/2023 -terça-feira

 

Região Sul

 

Novas áreas de instabilidade se espalham sobre o Sul do Brasil por causa de uma grande baixa pressão atmosférica que se intensifica sobre o Paraguai.

Na maioria das áreas do interior do Paraná, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, o  sol aparece pela manhã, a nebulosidade vai aumentando ao longo do dia e ocorrem pancadas de chuva com raios à tarde e à noite. No sudoeste do Paraná, no oeste de Santa Catarina, no centro, oeste e noroeste gaúcho, as primeiras pancadas de chuva já pela manhã.  Há risco de temporais nestas áreas. 

No leste do Paraná, o sol aparece entre muitas nuvens e pode chover à noite. No leste/nordeste de Santa Catarina, incluindo o litoral e o vale do Itajaí, o dia segue com sol e algumas nuvens, mas não tem previsão de chuva

No leste do Rio Grande do Sul, incluindo Porto Alegre, o sol aparece e tem previsão de chuva moderada.

 


Região Sudeste

 

Áreas de instabilidade ainda atuam sobre a Região Sudeste, associadas a uma frente fria que passa entre o Rio de Janeiro e o Espírito Santo.  Há condições para chuva em todos os estados. 

No litoral de São Paulo tem períodos com sol entre muitas nuvens e pode chover fraco, a qualquer hora. Na região da Grande SP, de Sorocaba e no sul de São Paulo, o sol aparece entre muitas de manhã e pode chover fraco. No centro, norte e oeste do estado, tem sol na maior parte do dia e pancadas de chuva com raios que podem ser moderadas a fortes à tarde e à noite.

O estado do Rio de Janeiro tem períodos com sol entre muitas nuvens e pode chover fraco na madrugada e manhã. 

Em Minas Gerais e no Espírito Santo, tem previsão de pancadas de chuva com raios a qualquer hora, mas com alguns períodos com sol, entre muitas nuvens. Há risco de chuva moderada a forte em Minas, exceto na Zona da Mata e na divisa com o Vale do Paraíba (SP). O centro e sul capixaba pode ter temporal/chuva forte na madrugada e começo da manhã.

 


Região Centro-Oeste

 

O ar úmido e quente se espalhou sobre o Centro-Oeste e nuvens carregadas se formam no decorrer do dia.

O sol predomina e não chove apenas no extremo centro-oeste de Mato Grosso do Sul, no extremo norte e no oeste de Mato Grosso, na fronteira com a Bolívia.

Para as demais áreas de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, no Distrito Federal, em todo o estado de Goiás,  a previsão é de períodos com sol e pancadas de chuva com raios principalmente à tarde e à noite. Algumas pancadas podem ter moderada a forte intensidade.

 


Região Nordeste

 

O ar seco predomina sobre o Nordeste e dificulta a formação e crescimento de grandes nuvens. Praticamente todo o Nordeste tem um dia com muito sol, calor, baixa umidade no ar e sem condições para chuva. 

No litoral do Ceará, do Rio Grande do Norte e da Paraíba, o sol aparece e chove rapidamente. 

Na faixa sul e sudoeste da Bahia ocorrem pancadas de chuva à tarde e à noite, que podem ser moderadas a fortes. Há previsão de pancadas de chuva passageiras no litoral sul da Bahia.

 


Região Norte

 

O sol aparece forte na Região Norte, mas algumas nuvens carregadas crescem por causa da presença de ar úmido e quente .

No centro, sul e leste Amapá, no Pará, no Tocantins, no leste, centro e extremo oeste do Amazonas, o sol predomina e não chove. 

No Acre, em Rondônia, no sul e centro-norte do Amazonas e em Roraima, o dia também tem sol forte, mas com pancadas de chuva isoladas à tarde ou à noite.

 


Alertas meteorológicos para 03/10/2023 -terça-feira

 


Atenção para chuva moderada a forte nas capitais Vitória, Belo Horizonte, Goiânia, Brasília, Cuiabá.

 

Alerta para temporais, com risco de rajadas de vento com até 70 km/h no sudoeste do Paraná, oeste de Santa Catarina, centro-oeste e noroeste do Rio Grande do Sul e no centro-sul do Espírito Santo (alerta na madrugada e começo da manhã).

 

Atenção para chuva moderada a forte com raios e rajadas de vento de até 60 km/h no centro, sul oeste e norte do Paraná, no oeste, centro, sul e leste de Santa Catarina, no planalto e na campanha gaúcha (sul do Rio Grande do Sul), no centro, oeste e norte de São Paulo, em Minas Gerais (exceto na Zona da Mata e divisa com Vale do Paraíba (SP), no norte capixaba, em Goiás, no Distrito Federal, na divisa de Mato Grosso do Sul com Goiás, São Paulo e Mato Grosso, em Mato Grosso (exceto no centro-norte do estado e fronteira com a Bolívia, no oeste do Acre e no norte do Amapá, no sudoeste e sul da Bahia

 

Aviso de ressaca entre Chuí (RS) e Laguna (SC), com ondas de 2,5 metros.

 

Atenção para o ar muito seco, com níveis de umidade entre 21% e 30% no centro, sul e leste do Pará, no Tocantins, no norte e noroeste da Bahia, no interior do Piauí e do Maranhão e no sertão do Nordeste.

 

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias