Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Alerta SP: frente fria espalha nuvens de temporais

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

4 min de leitura

Oferecido por

Colaboração: Vitor Takao Suganuma - Meteorologista/Defesa Civil de SP

 

O mês de outubro já começou com volumes de chuva elevados na cidade de São Paulo, no primeiro dia do mês, diversos bairros das zonas central, norte, leste e oeste da capital paulista acumularam entre 80 e quase 134 milímetros de chuva em apenas 24 horas. Em algumas áreas, a precipitação em poucas horas superou a média esperada para todo o mês de outubro, que é de aproximadamente 127 mm. A frente fria que avança nesta quinta-feira, 05 de outubro, vai provocar novos episódios de temporais sobre a RMSP e a chuva pode atingir a média para outubro na capital paulista, nos próximos dias.

 

Há previsão de pancadas de chuva com risco de temporal entre a madrugada e o começo da manhã na Grande SP. Depois o sol aparece entre muitas nuvens e novas pancadas fortes de chuva com raios são esperadas no decorrer da tarde e começo da noite de quinta-feira. A temperatura, na cidade de SP, diminui em relação aos últimos dias, mas, fica abafado. 

 

Já para a faixa sul e litoral, o cenário deve ser semelhante, e a tendência é de temporais, com tempo fechado e encoberto. No interior paulista, a chuva vai intercalar períodos de sol e melhoria, mas ainda há indicativo para algumas pancadas moderadas à forte, principalmente no extremo oeste do estado.

 

GettyImages-537583885

Foto: Getty Images

 

 

ATENÇÃO! A Climatempo alerta para transtornos como alagamentos, congestionamentos, enchentes de rios e transbordamento de córregos, além de possível queda de árvore - em decorrência da ventania. 

 

Na capital, na Baixada Santista, litoral sul e região do Vale do Ribeira, são esperados ventos de 50 a 70 km/h, mas, a maior parte do estado ainda pode receber rajadas moderadas de 40 a 60 km/h no decorrer do dia. Na sexta-feira (06), a tendência é de que o tempo fique mais estável, sem acumulados expressivos e sem previsão de chuva constante. As pancadas de chuva podem ocorrer à partir da tarde na maioria das áreas, com exceção do litoral, que pode receber chuva fraca já pela manhã. 

 

Chuva ganha força de novo no final de semana

 

Uma mudança no padrão da circulação dos ventos, combinada com o calor e a umidade e a chegada de uma frente fria à noite, volta aumentar a chuva no estado de São Paulo no final de semana - Pela manhã, o sol aparece e esquenta de maneira rápida. A chuva pode ocorrer entre o final da manhã e início da tarde sobre parte do estado, em especial na faixa leste e sul paulista, mas, intercalando períodos de melhora. À noite, a chegada da frente fria aumenta a condição de chuva sobre a RMSP e o litoral. O domingo (08), será instável e chuvoso sobre o oeste e sul paulista - há risco de temporais, o tempo fica encoberto e a chuva se estende no decorrer do dia. Nas demais áreas e na capital, muita nebulosidade e pancadas moderadas a forte, podendo ocorrer já no final da manhã.  

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias