Oferecido por
Nesta sexta-feira, o sol vai aparecer com força e a temperatura sobe mais em todo o estado de São Paulo. A previsão é de um dia com predomínio de sol pela manhã, aumento da nebulosidade e pancadas de chuva com raios à tarde e em parte da noite.
Atenção: o extremo sul de São Paulo, região do Vale do Ribeira, ainda fica sujeito a temporais.
Na maioria das regiões paulistas, as pancadas de chuva nesta sexta-feira devem ocorrer em pequenas áreas, com curta duração. Mesmo assim, áreas como a região de Sorocaba, Campinas, São Carlos e a Serra da Mantiqueira poderão ter algumas pancadas de chuva com moderada forte e intensidade.
Não há expectativa de chuva intensa para a região da Grande São Paulo. No litoral paulista, pode chover de forma moderada.
Risco de chuva forte em SP no fim de semana (Foto: São Paulo, SP, André C.)
Mais chuva forte para o fim de semana
As condições para chuva aumentam no fim de semana no estado de São Paulo e o risco de temporais é maior. Além do calor e do ar úmido que já predomina sobre o estado, uma queda da pressão atmosférica na costa paulista durante o sábado vai facilitar a formação de nuvens carregadas sobre o interior do estado. Além disso, ocorre também a expansão de áreas de instabilidade que crescem no Sul do Brasil.
A combinação desses três fatores podem fazer com que durante o fim de semana várias áreas de São Paulo tenham chuva de forte intensidade.
No sábado, 7 de outubro, as pancadas de chuva mais fortes devem acontecer no sul e no leste do estado de São Paulo, incluindo a região da capital paulista, Sorocaba, Campinas, o Vale do Paraíba e o litoral.
No domingo, o risco de temporais aumenta sobre todas as regiões paulistas, incluindo a Grande São Paulo. Porém, os maiores volumes de chuva são esperados para municípios do centro-oeste, sudoeste e sul de São Paulo. Nestes áreas, onde estão, por exemplo, Presidente Prudente, Bauru, Ourinhos, Avaré, Sorocaba e no Vale do Ribeira, pode chover de 40 a 60 mm somente durante o domingo.