Oferecido por
Uma frente fria está na costa do Rio De Janeiro e no decorrer desta sexta-feira mantém áreas de instabilidade sobre os estados da Região Sudeste. A maior quantidade de nuvens carregadas se forma sobre Minas Gerais e Rio de Janeiro.
Outra frente fria se aproxima do litoral do Rio Grande do Sul e vai ajudar a formar novas áreas de instabilidade sobre o Sul do Brasil. A combinação de uma acentuada a queda da pressão atmosférica entre o Paraguai e o Sul do Brasil e a presença de fortes correntes de ar quente e úmido vindas do Norte para a Região Sul do Brasil, estimulam o crescimento de nuvens muito carregadas sobre o Paraná, Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, que provocam muita chuva no decorrer desta sexta-feira.
O ar seco predomina sobre o Nordeste e por isso menos nuvens se formam sobre esta Região.
O ar úmido e quente predomina sobre o Norte e o Centro-Oeste, o que facilita a formação de mais nuvens de chuva sobre estas Regiões.
Foto: Chapecó (SC), por Mateus dos Santos
Previsão do tempo para o Brasil para 06/10/2023 -sexta-feira
Região Sul
Atenção: devido ao grande volume de chuva que já esta semana sobre Santa Catarina, a Defesa Civil Catarinense alerta para o risco de cheias dos rios, enxurradas e enchentes por causa de mais chuva forte que está prevista para o fim de semana.
Novas áreas de instabilidade crescem no decorrer desta sexta-feira sobre o Sul do Brasil, espalhando nuvens carregadas que vão provocar mais chuva forte nos três estados. A única região que fica sem chuva é o sul e o litoral sul do Rio Grande do Sul, onde estão áreas como a região de Pelotas e de Bagé.
No Planalto e na Serra do Rio Grande do Sul, na região serrana e no litoral sul de Santa Catarina, o tempo segue muito instável, com céu nublado e chuva no decorrer do dia, que pode ser forte e volumosa.
O norte do Paraná tem períodos com sol na maior parte do dia e as pancadas de chuva ocorrem à tarde e à noite.
Nas demais áreas do Paraná, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, incluindo as regiões metropolitanas de Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre, a sexta-feira é com tempo instável, com pancadas de chuva que podem ocorrer a qualquer hora. Há possibilidade de alguns momentos com o sol, mas sempre entre muitas nuvens.
Região Sudeste
Uma frente fria está na costa do Rio de Janeiro e no decorrer desta sexta-feira mantém áreas de instabilidade sobre os estados da Região Sudeste. A maior quantidade de nuvens carregadas se forma sobre Minas Gerais e Rio de Janeiro.
No litoral de São Paulo, o sol aparece entre muitas nuvens, mas pode chover a qualquer momento, com moderada intensidade. Na Grande São Paulo e nas outras áreas do estado de São Paulo, o sol aparece forte na maior parte do dia e ocorrem pancadas de chuva com raios à tarde e à noite.
Há risco de temporais no sul do estado de São Paulo.
No litoral do estado do Rio de Janeiro, o dia segue com períodos de sol entre muitas nuvens, podendo chover a qualquer hora, com até moderada intensidade. No interior do Estado do Rio de Janeiro também ocorrem períodos com sol e há previsão de pancadas de chuva com raios à tarde e à noite. Há risco de chuva forte no interior fluminense
Em Minas Gerais, a sexta-feira tem períodos com sol e várias pancadas de chuva e raios à tarde e à noite. Há risco de temporais localizados na região da grande Belo Horizonte e também na zona da mata mineira.
O sol predomina o dia todo apenas no litoral norte capixaba. Nas demais áreas do Espírito Santo o sol também aparece ao longo do dia, mas tem previsão de algumas pancadas de chuva, inclusive em Vitória.
O ar fica abafado em todo o Sudeste.
Região Centro-Oeste
Nuvens carregadas se formam na maior parte do Centro-Oeste por causa Do ar quente úmido que está espalhado sobre a região.
No oeste de Mato Grosso do Sul e no oeste/sudoeste de Mato Grosso, o sol predomina o dia todo e não chove.
Nas demais áreas de Mato Grosso do Sul, nas demais áreas de Mato Grosso, no Distrito Federal, em todo o estado de Goiás, o sol aparece na maior parte do dia, faz calor e ocorrem pancadas de chuva com raios à tarde e à noite. Algumas pancadas podem ter moderada a forte intensidade.
Região Nordeste
O ar seco ainda predomina sobre o Nordeste e dificulta a formação de grandes nuvens e a ocorrência de chuva sobre a maior parte da Região.
As pancadas de chuva estão previstas para o Sul do Maranhão, sul do Piauí, para o oeste da Bahia e para o centro-sul do Vale do São Francisco. Mas faz calor nessas regiões e o sol aparece forte durante várias horas.
No litoral entre o Ceará e a região de Ilhéus, na Bahia, o sol aparece o dia todo e chove rapidamente.
Para as demais áreas do Nordeste, a previsão é de uma sexta-feira com bastante sol, poucas nuvens e muito calor. Temperaturas em torno dos 40°C continuam ocorrendo no interior do Maranhão e do Piauí
Região Norte
O ar quente úmido está espalhado sobre o Norte do Brasil permitindo a formação de nuvens carregadas por quase toda a região. Mesmo com previsão de pancadas de chuva, o sol aparece forte na Região Norte e faz muito calor, com temperaturas entre 35°C e quase 40°C na maior parte da Região.
O calor intenso aumenta a evaporação agravando a situação de estiagem nos estados. Normalmente não chove muito em outubro na Região Norte
No Amapá, no nordeste do Pará, no Acre, em Rondônia e no extremo sudoeste do Amazonas, o sol predomina e não chove.
Nas demais áreas do Amazonas, incluindo Manaus, no centro, oeste, sul e leste do Pará, no Tocantins e em Roraima, o sol aparece forte durante várias horas e ocorrem pancadas de chuva isoladas à tarde ou à noite, que podem ser moderadas a fortes.
Alertas meteorológicos para 06/10/2023 -sexta-feira
Atenção para chuva moderada a forte nas capitais Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, Belo Horizonte, Goiânia, Brasília, Palmas, Boa Vista
Alerta especial: perigo de chuva forte e volumosa e de temporais, com rajadas de vento de até 80 km/h e risco de granizo na Serra e Planalto do Rio Grande do Sul, na Serra e litoral sul de Santa Catarina.
Alerta para temporais, com risco de rajadas de vento com até 70 km/h no sul e leste do Paraná (inclui Grande Curitiba, no oeste, norte de Santa Catarina, Grande Florianópolis e Vale do Itajaí, no noroeste, oeste e centro do Rio Grande do Sul e Grande Porto Alegre, no sul de São Paulo (Vale do Ribeira) ,na Grande Belo Horizonte, na Zona da Mata Mineira, na serra e interior do Rio de Janeiro e norte de Roraima
Atenção para chuva moderada a forte com raios e rajadas de vento de até 60 km/h no Vale do Itajaí, no oeste/sudoeste e centro do Paraná, no centro-leste e nordeste de São Paulo, sul, oeste e noroeste de Minas Gerais, em Goiás (exceto no centro-sul goiano), no Distrito Federal, no Tocantins (exceto no extremo norte do estado), em Roraima (exceto no norte do estado), no centro, norte, oeste e sudeste do Amazonas, oeste da Bahia, extremo sul do Maranhão
Atenção para chuva moderada no litoral do leste do Rio Grande do Norte a Pernambuco
Atenção para o ar muito seco, com níveis de umidade entre 21% e 30% no na fronteira de Rondônia com a Bolívia, no oeste de Mato Grosso e de Mato Grosso do Sul, no norte da Bahia, no interior do Piauí e do Maranhão e no sertão do Nordeste.