Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Sul do Brasil e parte do Sudeste em alerta para temporais

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

10 min de leitura

Oferecido por

Uma frente fria está na costa do Rio De Janeiro e no decorrer desta sexta-feira mantém áreas de instabilidade sobre os estados da Região Sudeste. A maior quantidade de nuvens carregadas se forma sobre Minas Gerais e  Rio de Janeiro.

Outra frente fria  se aproxima do litoral do Rio Grande do Sul e vai ajudar a formar novas áreas de instabilidade sobre o Sul do Brasil. A combinação de uma acentuada a queda da pressão atmosférica entre o Paraguai e o Sul do Brasil  e a presença de fortes correntes de ar quente e úmido vindas do Norte para a Região Sul do Brasil, estimulam o crescimento de nuvens muito carregadas sobre o Paraná, Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, que provocam muita chuva no decorrer desta sexta-feira.

 

O ar seco predomina sobre o Nordeste e por isso menos nuvens se formam sobre esta Região. 

 

O ar úmido e quente predomina sobre o Norte e o Centro-Oeste, o que facilita a formação de mais nuvens de chuva sobre estas Regiões. 

 

Foto: Chapecó (SC), por Mateus dos Santos


Previsão do tempo para o Brasil para 06/10/2023 -sexta-feira 

 


Região Sul 

 

Atenção: devido ao grande volume de chuva que já esta semana sobre Santa Catarina,  a Defesa Civil Catarinense alerta para o risco de cheias dos rios,  enxurradas e enchentes por causa de mais chuva forte que está prevista para o fim de semana.

 

Novas áreas de instabilidade crescem no decorrer desta sexta-feira sobre o Sul do Brasil, espalhando nuvens carregadas que vão provocar mais chuva forte nos três estados.  A única região que fica sem chuva é o sul e o litoral sul do Rio Grande do Sul, onde estão áreas como a região de Pelotas e de Bagé.

 

No Planalto e na Serra do Rio Grande do Sul,  na região serrana e no litoral sul de Santa Catarina, o tempo segue muito instável, com céu nublado e chuva no decorrer do dia, que pode ser forte e volumosa.

 

O norte do Paraná tem períodos com sol na maior parte do dia e as pancadas de chuva ocorrem à tarde e à noite.

 

Nas demais áreas do Paraná, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul,  incluindo as regiões metropolitanas de Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre, a sexta-feira é com tempo instável,  com pancadas de chuva que podem ocorrer a qualquer hora. Há possibilidade de alguns momentos com o sol, mas sempre entre muitas nuvens.

 


Região Sudeste

 

Uma frente fria está na costa do Rio de Janeiro e no decorrer desta sexta-feira mantém áreas de instabilidade sobre os estados da Região Sudeste. A maior quantidade de nuvens carregadas se forma sobre Minas Gerais e Rio de Janeiro.

 

No litoral de São Paulo, o sol aparece entre muitas nuvens, mas pode chover a qualquer momento, com moderada intensidade. Na Grande São Paulo e nas outras áreas do estado de São Paulo, o sol aparece forte na maior parte do dia e ocorrem pancadas de chuva com raios à tarde e à noite

Há risco de temporais no sul do estado de São Paulo.

 

No litoral do estado do Rio de Janeiro, o dia segue com períodos de sol entre muitas nuvens,  podendo chover a qualquer hora,  com até moderada intensidade.  No interior do Estado do Rio de Janeiro também ocorrem períodos com sol e há previsão de pancadas de chuva com raios à tarde e à noite.  Há risco de chuva forte no interior fluminense

 

Em Minas Gerais, a sexta-feira tem períodos com sol e várias pancadas de chuva e raios à tarde e à noite. Há risco de temporais localizados na região da grande Belo Horizonte e também na zona da mata mineira.

 

O sol predomina o dia todo apenas no litoral norte capixaba. Nas demais áreas do Espírito Santo o sol também aparece ao longo do dia, mas tem previsão de algumas pancadas de chuva,  inclusive em Vitória.

O ar fica abafado em todo o Sudeste.

 


Região Centro-Oeste

 

Nuvens carregadas se formam na maior parte do Centro-Oeste por causa Do ar quente úmido que está espalhado sobre a região.

 

No oeste de Mato Grosso do Sul e no oeste/sudoeste de Mato Grosso, o sol predomina o dia todo e não chove.

 

Nas demais áreas de Mato Grosso do Sul, nas demais áreas de Mato Grosso, no Distrito Federal, em todo o estado de Goiás,  o sol aparece na maior parte do dia, faz calor e ocorrem pancadas de chuva com raios à tarde e à noite. Algumas pancadas podem ter moderada a forte intensidade.

 


Região Nordeste 

 

O ar seco ainda predomina sobre o Nordeste e dificulta a formação de grandes nuvens e a ocorrência de chuva sobre a maior parte da Região.

 

As pancadas de chuva estão previstas para o Sul do Maranhão,  sul do Piauí,  para o oeste da Bahia e para o centro-sul do Vale do São Francisco.  Mas faz calor nessas regiões e o sol aparece forte durante várias horas.

 

No litoral entre o Ceará e a região de Ilhéus, na Bahia, o sol aparece o dia todo e chove rapidamente

 

Para as demais áreas do Nordeste, a previsão é de uma sexta-feira com bastante sol, poucas nuvens e muito calor.  Temperaturas em torno dos 40°C continuam ocorrendo no interior do Maranhão e do Piauí

 


Região Norte

 

O ar quente úmido está espalhado sobre o Norte do Brasil permitindo a formação de nuvens carregadas por quase toda a região. Mesmo com previsão de pancadas de chuva, o sol aparece forte na Região Norte  e faz muito calor,  com temperaturas entre 35°C e quase 40°C na maior parte da Região. 

 

O calor intenso aumenta a evaporação agravando a situação de estiagem nos estados. Normalmente não chove muito em outubro na Região Norte

 

No Amapá, no nordeste do Pará, no Acre, em Rondônia e no extremo sudoeste do Amazonas, o sol predomina e não chove. 

 

Nas demais áreas do Amazonas, incluindo Manaus, no centro, oeste, sul e leste do Pará, no Tocantins e em Roraima, o sol aparece forte durante várias horas e ocorrem pancadas de chuva isoladas à tarde ou à noite, que podem ser moderadas a fortes.

 


Alertas meteorológicos para 06/10/2023 -sexta-feira 

 


Atenção para chuva moderada a forte nas capitais Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, Belo Horizonte, Goiânia, Brasília, Palmas, Boa Vista

 

Alerta especial: perigo de chuva forte e volumosa e de temporais, com rajadas de vento de até 80 km/h e risco de granizo na Serra e Planalto do Rio Grande do Sul, na Serra e litoral sul de Santa Catarina.

 

Alerta para temporais, com risco de rajadas de vento com até 70 km/h no sul e leste do Paraná (inclui Grande Curitiba, no oeste, norte de Santa Catarina, Grande Florianópolis e Vale do Itajaí, no noroeste, oeste e centro do Rio Grande do Sul e Grande Porto Alegre, no sul de São Paulo (Vale do Ribeira) ,na Grande Belo Horizonte, na Zona da Mata Mineira, na serra e interior do Rio de Janeiro e norte de Roraima

 

Atenção para chuva moderada a forte com raios e rajadas de vento de até 60 km/h no Vale do Itajaí, no oeste/sudoeste e centro do Paraná,  no centro-leste e nordeste de São Paulo, sul, oeste e noroeste de Minas Gerais, em Goiás (exceto no centro-sul goiano), no Distrito Federal, no Tocantins (exceto no extremo norte do estado), em Roraima (exceto no norte do estado), no centro, norte, oeste e sudeste do Amazonas, oeste da Bahia, extremo sul do Maranhão

 

Atenção para chuva moderada no litoral do leste do Rio Grande do Norte a Pernambuco

 

Atenção para o ar muito seco, com níveis de umidade entre 21% e 30% no na fronteira de Rondônia com a Bolívia, no oeste de Mato Grosso e de Mato Grosso do Sul, no norte da Bahia, no interior do Piauí e do Maranhão e no sertão do Nordeste.

 

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias