Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Chuvas afetam Triângulo Mineiro e o Sul de MG nos próximos dias

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

3 min de leitura

Oferecido por

Nos últimos dias, algumas regiões de Minas Gerais têm sido palco de fortes pancadas de chuva e de temporais. Esses eventos foram resultado de uma combinação de fatores, incluindo temperaturas elevadas, alta umidade e padrões de vento em altitude que persistiram desde o início da primavera.

 

WhatsApp Image 2023-10-07 at 12.22.44.

Nuvens carregadas no céu de Itajubá, Sul de Minas Gerais. (Foto por: Alana Gabriele)

 

A Defesa Civil de Minas Gerais declarou estado de emergência no município de Conceição dos Ouros no dia 03/10, quando uma tempestade acompanhada por ventanias causou estragos significativos, deixando desabrigados e desalojados. 

 

Na quinta-feira seguinte, em 5 de outubro, uma frente fria associada a um ciclone extratropical avançou pela costa do Sudeste do país, trazendo consigo nuvens carregadas e precipitações intensas em diversas regiões. A chuva persistiu ao longo da sexta-feira, resultando em acumulados significativos de precipitação em várias localidades.

 

De acordo com registros do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN), os maiores acumulados de chuva registrados nos últimos dois dias foram:

 

Carandaí: 72,2 mm na estação Herculano Pena
Juiz de Fora: 68,9 mm na estação Chácaras Passos Del ReY
Carandaí: 67 mm na estação Dombe
Barbacena: 65,8 mm na estação Senhora das Dores
Carandaí: 64,8 mm na estação centro
Juiz de Fora: 61,9 mm na estação Filgueiras
Carandaí: 61,1 mm na estação Ponte Chave
Betim: 60,2 mm na estação Icaivera

 

Previsão do tempo para os próximos dias em Minas Gerais

 

Neste domingo, 8 de outubro, Minas Gerais terá um dia bem instável devido a fatores como a circulação de ventos na média e alta atmosfera, além da presença de uma baixa pressão na costa de São Paulo. Essas condições resultam em chuvas fortes e temporais que atingem regiões como o Triângulo Mineiro, Sul de Minas Gerais e a Zona da Mata Mineira. A precipitação pode ocorrer ao longo da manhã, mas é durante a tarde que se intensifica, trazendo volumes significativos de chuva, intercalados com momentos de melhoria.

 

Na segunda-feira, 9 de outubro, uma frente fria se forma e se desloca ao longo da costa do Sudeste, o que continuará afetando o tempo em Minas Gerais. A previsão é de chuvas volumosas, especialmente nas regiões do Triângulo Mineiro e Sul de Minas Gerais.

 

O tempo permanecerá firme e com bastante sol em toda a região norte de Minas Gerais nos próximos dias. 

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias