Oferecido por
Desde o início de outubro, a cidade de São Paulo (SP) já superou a média de chuva do mês. A estação convencional do Mirante de Santana (INMET) está com total de 152,2mm de chuva acumulada desde o dia 1 de outubro. Este valor é 17% maior do que a média Climatológica do mês que é de 127,2mm.
Figura 1: Imagem de São Paulo (SP)
E ao longo desta semana, a chuva ainda deve ser muito persistente sobre todo o estado. Nesta segunda-feira, 8 de outubro, o deslocamento de uma frente fria associada a uma área de baixa pressão mantém as instabilidades sobre o estado de SP. Os temporais devem acontecer ao longo de todo o dia, acompanhada de rajadas de vento de até 70 km/h, raios e granizo. Há possibilidade de alagamentos e enchentes em função do excesso de chuva dos últimos dias.
Na terça e quarta-feira, a chuva diminui, mas continua acontecendo em todo o estado com algumas aberturas de sol. Mas na quinta-feira, feriado de 12 de Outubro, com a aproximação de uma nova frente fria os temporais retornam ao estado. Os volumes acumulados devem ser expressivos com potencial para novos transtornos.
De segunda a quinta-feira, a chuva deve ser mais expressiva em áreas do sul do estado, mais de 120mm devem ser esperados (Figura 2).
Figura 2: Acumulado de chuva no Brasil entre 09/10 - 12/10. Fonte: Climatempo.