1. Clima e Previsão do Tempo
  2. / Notícias
  3. / Alerta para inundações: chuva deixa cidades de SC em emergência
Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Alerta para inundações: chuva deixa cidades de SC em emergência

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

4 min de leitura

Oferecido por

 

A chuva que atingiu o estado catarinense no final da semana passada e durante este final de semana, trouxe estragos para muitas cidades do leste e sul de Santa Catarina. 93 cidades foram afetadas e cerca de 46 decretaram situação de emergência devido à forte instabilidade que se formou. Os municípios mais afetados, fazem parte da região do Vale do Itajaí, áreas do Planalto Norte e Oeste e a divisa do estado com o Rio Grande do Sul. 

 

GettyImages-182689622

Foto: Getty Images

 

Atenção voltada para cota de inundação dos rios

 

Com o forte volume de chuva, a Defesa Civil de Santa Catarina emitiu um alerta para a possibilidade de novos episódios de enxurrada e inundação. A cota de inundação em Rio do Sul está em cerca de 10.88 metros - dado atualizado nesta manhã de segunda-feira (09). O nível do Rio Oeste, chegou a 12.56 metros, Apiúna, com 14.09 metros. A situação ainda é preocupante mesmo com este período de trégua nas instabilidades, devido à chuva que retorna já na quarta-feira (11) sobre o Santa Catarina. 

 

Nesta terça-feira (10), a alta pressão que atua sobre parte do país, segue garantindo tempo firme com predomínio de sol na maior parte do estado catarinense e não há previsão de chuva desde o Grande Oeste, Planalto Sul e litoral sul e até áreas do Planalto Norte. Em Florianópolis, Vale do Itajaí e litoral norte, a circulação marítima mantém a condição para chuva fraca e passageira, principalmente entre à manhã e à tarde.

 

Frente fria volta provocar chuva forte no estado

 

Na quarta-feira (11), véspera de feriado, o dia ainda vai começar com sol na maioria das áreas, no entanto, a passagem de uma nova frente fria deve favorecer o retorno das instabilidades ao longo do dia, com condição para temporais acompanhados de chuva forte a volumosa, raios, fortes rajadas de vento e eventual precipitação de granizo, principalmente em regiões como Grande Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul, que ficam próximas à divisa com o RS. Nas demais áreas, não se descarta a ocorrência de temporais isolados, especialmente a partir da tarde.

 

O risco segue alto para deslizamentos devido a água presente no solo e deve ser entre moderado a alto para ocorrências associadas aos temporais.

 

Na quinta-feira (12), feriado, os temporais, associados a circulação de ventos e a passagem do sistema, seguem ocorrendo e avançam em direção ao nordeste e norte do estado, especialmente entre a madrugada e o período da manhã, persistindo durante o restante do dia, com condição para chuva forte a volumosa, raios, fortes rajadas de vento e eventual precipitação de granizo. O risco é moderado a alto para ocorrências associadas aos temporais e segue moderado a alto para deslizamentos.

Notícias Recomendadas

X

+ mais notícias