Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Rio Grande do Sul volta a ficar em alerta para tempo severo

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

4 min de leitura

Oferecido por

O sol predomina sobre o Sul do Brasil nesta terça-feira,10 de outubro, mas a trégua da chuva é por pouco tempo.  Uma nova frente fria avança sobre o Sul do Brasil nesta quarta-feira e os três estados voltarão a ter chuva forte volumosa até o final desta semana.

 

Além desta frente fria, as instabilidades serão fortalecidas por uma forte área de baixa pressão atmosférica que se deslocará do Paraguai para o Sul do Brasil.


A Defesa Civil do Rio Grande do Sul já emitiu um novo alerta para chuva intensa no estado nos dias 11 e 12 de outubro. 

 

 

Rio Grande do Sul volta a ficar em alerta para tempo severo (Foto: Getty Images)

 

A previsão é de formação de novas e fortes áreas de instabilidade sobre o Rio Grande do Sul nesta quarta e na quinta-feira, trazendo novamente o risco de temporais para a maioria das regiões gaúchas. Há previsão de chuva volumosa na região das Missões, Noroeste, Centro, Vales, Norte, RMPOA, Nordeste e Litoral Norte.

 

 

Alerta para temporais, chuva volumosa e cheia dos rios da Defesa Civil do RS emitido em 9/10/23

 

No momento, a Defesa Civil do Rio Grande do Sul informa que a condição é de alerta para o estado.

 

Depois da passagem destas novas áreas de instabilidade, os acumulados de chuva devem variar de 150 e 200 mm nas Missões, Noroeste, Norte, Centro, Vales, RMPOA, Nordeste e Litoral Norte, podendo ultrapassar os 250 mm no Noroeste, Norte, Nordeste, Serra e Litoral Norte.

 

Atenção: nos dias 11 e 12 de outubro, é alto o risco de tempo severo no Rio Grande do Sul, com tempestades com queda de granizo e rajadas fortes de vento que podem ser fortes, sobre a maior parte do território gaúcho.

 

 

Previsão para quarta-feira, 11 de outubro

 

Para a quarta-feira (11), a previsão é de chuvas moderadas a fortes, com risco de raios, sobre as Missões, Noroeste, Norte, Centro, Vales, RMPOA, Nordeste e Litoral Norte. A Defesa Civil Gaúcha alerta também para o risco de temporais isolados e com eventual queda de granizo.

 

Grandes volumes de chuva voltam a ser acumulados e são esperados de 60 e 80 mm nestas áreas durante a quarta-feira, mas chegando pontualmente aos 110 mm.

 

Há risco de fortes rajadas de vento conforme as instabilidades se deslocam. 

 

 

Previsão para quarta-feira, 12 de outubro


Para o feriado de quinta-feira, 12 de outubro, a previsão é de que as áreas de instabilidade continuem ativas sobre a maior parte do Rio Grande do Sul, provocando muita chuva sobre o Noroeste, Norte, Centro, Vales, RMPOA, Nordeste e Litoral Norte.

 

Permanece o risco de temporais isolados com queda de granizo e rajadas de
vento durante as tempestades. Os acumulados de chuva devem variar de 60 e 80 mm/dia, podendo alcançar os 110 mm em alguns locais.

 

 

Previsão para sexta-feira, 13 de outubro


Durante a sexta-feira, 13 de outubro, o sol volta a predominar sobre o Rio Grande do Sul e vai esfriar.

 

A frente fria e a baixa pressão atmosférica se afastam e o ar frio de origem polar entra no estado.  Há chance de geada ao amanhecer na fronteira com o Uruguai.

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias