Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Nova onda de calor no interior do Brasil

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

4 min de leitura

Oferecido por

 

Uma grande massa de ar seco vai se expandir nos próximos dias no interior do país. Teremos um novo episódio de onda de calor ao longo destes próximos dias - que deve acontecer entre esta terça-feira, 17 de outubro e durar até a terça-feira, 24. 

 

Nesta terça-feira (17), o calor já aumenta em áreas do sul de Mato Grosso, oeste de Mato Grosso do Sul - região do Pantanal, Corumbá e Porto Murtinho - e em cidades do oeste de São Paulo e no Triângulo de Minas. 

 

Grande SP e Grande Rio, NÃO irão entrar no contexto de onda de calor, mas podem ter dias com altas temperaturas de forma pontual - mas sem indicativo de calor tão intenso como em setembro.

 

Na quarta-feira o calor se espalha mais por todo o Mato Grosso do Sul, oeste e norte de SP, centro de Minas, centro-sul de Mato Grosso e Goiás, assim como no Tocantins, interior do Nordeste, sul do Espírito Santo e norte do Rio De Janeiro

  

O calor segue intenso no oeste e norte de Mato Grosso do Sul, região de Três Lagoas, Triângulo e noroeste de Minas, Unaí, Paracatu e Januário - Distrito Federal e Cuiabá, no estado de Mato Grosso, onde os termômetros podem marcar 43 °C nesta nova onda de calor. 

 

 

Temperaturas acima do normal

 

Onda-Calor

Temperatura acima da média - 17 a 24 de outubro/2023

 

Ao longo do final de semana, são previstas temperaturas acima da média no sul do Pará, em áreas do sul de Rondônia e o calor aumenta ainda mais no estado de Mato Grosso. No domingo, esquenta mais no sul do Piauí e do Maranhão, no estado do Tocantins, oeste e norte de Goiás, extremo oeste de Minas e parte do Triângulo de Minas e aumenta mais no norte de São Paulo e de Mato Grosso.

 

Atenção para o calor intenso no Rio Grande do Sul, no domingo (22). Após dias com muita chuva e com queda de temperatura, algumas áreas do oeste e na região central do estado gaúcho. Para a próxima semana os modelos indicam uma elevação significativa de temperaturas, também, sobre o interior da Região Sul, desde o oeste do Paraná até o oeste do Rio Grande do Sul. 

 

Esta onda de calor vai atingir áreas mais centrais do Brasil, áreas mais da fronteira oeste e interior do Nordeste, divisa do Tocantins, Goiás e Minas Gerais. Grande SP, Rio de Janeiro, Zona da Mata, Espírito Santo, sul da Bahia ainda terão neste período predomínio de temperaturas amenas, mas com picos de calor intenso no decorrer dos próximos dias, entre 17 e 24 de outubro.

 

A expectativa também é de calor acima da média para a Região Sul, contudo, não é esperado um período prolongado de calor intenso para a Região; no RS, as maiores temperaturas ocorrem entre os dias 22 e 23 de outubro. Já norte e oeste do Paraná, o pico de calor é esperado entre a segunda-feira, 23 e a terça-feira, 24. 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias