Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Sol predomina no Sul e Amazonas pode ter chuva forte

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

7 min de leitura

Oferecido por

O ar úmido e quente predomina sobre o Norte do Brasil e no Sudeste e permite a formação de nuvens carregadas que provocam pancadas de chuva moderadas a fortes. 

 

A umidade aumenta sobre o Nordeste e nuvens de chuva se formam em áreas de todos os estados.

 

Já no Sul do Brasil, a mudança na circulação de ventos, em vários níveis da atmosfera, dissipou as áreas de instabilidade, permitindo a diminuição da nebulosidade e da chuva. 

 

Um ar muito quente atua no Centro-Oeste, parte do Pará e do Tocantins deixando as temperaturas elevadas.

 

Sol reaparece no Sul do Brasil nests fim de semana (Foto: Getty Images)

 


Previsão do tempo para o Brasil para 21/10/2023 - sábado

 


Região Sul 

 

Áreas de instabilidade se dissiparam sobre o Sul do Brasil e o tempo seca um pouco e esquenta neste sábado.

 

Praticamente toda a Região Sul tem sol desde cedo, com algumas nuvens ao longo do dia, mas sem chuva.

 

O leste e o litoral de Santa Catarina, o Vale do Itajaí e a Grande Curitiba ficam com céu nublado de manhã e pode chuviscar. O sol aparece entre muitas nuvens à tarde.

 

O litoral do Paraná fica nublado e com chuva fraca.

 

Atenção: várias regiões dos estados de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul estão em alerta para inundação por causa da cheia dos rios, agravada com a chuva muito volumosa da primeira quinzena de outubro de 2023.

 


Região Sudeste 

 

O ar úmido e quente predomina sobre a maior parte da Região Sudeste permitindo a formação de nuvens carregadas. 

 

O Vale do Ribeira (sul de SP) e o litoral sul paulista têm céu nublado, chuva fraca e temperatura amena. Na Baixada Santista, no litoral norte de São Paulo, no estado do Rio De Janeiro, na Zona da Mata Mineira, no litoral e no sul do Espírito Santo, o dia é com muitas nuvens, chuva fraca a qualquer hora e um pouco de sol.

 

A Grande São Paulo, o sul de São Paulo, o Vale do Paraíba, região do Vale do Rio Doce e do Vale do Jequitinhonha têm períodos com sol entre muitas nuvens.

O centro, oeste e noroeste de São Paulo e a região de Campinas têm um dia com sol e algumas nuvens, mas sem chuva.

 

Na Grande Belo Horizonte e nas demais áreas de Minas Gerais, no norte e nordeste de São Paulo, o sol aparece ao longo do dia, sempre com algumas nuvens e ocorrem pancadas de chuva com raios à tarde e à noite. Há risco de chuva moderada a forte em vários locais. 

 


Região Centro-Oeste

 

O ar seco e quente se intensifica sobre Mato Grosso e as temperaturas sobem mais, superando os 40°C em diversas áreas. Pode ocorrer recorde histórico de calor em Cuiabá, com temperatura pouco acima de 44°C. O recorde atual é de 44,2°C. O sol aparece forte no estado e não chove. 

 

Em Goiás, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal, o sol predomina pela manhã e ocorrem pancadas de chuva à tarde e à noite, que podem ser moderadas a fortes.

 


Região Nordeste

 

A umidade aumenta sobre parte do Nordeste e nuvens de chuva voltam a se formar em vários estados. 

 

Pancadas de chuva ocorrem no centro-norte e litoral do Maranhão, no norte do Piauí e no Ceará, mas o sol aparece o dia todo. 

 

Algumas pancadas de chuva podem ocorrer na faixa litorânea, no Agreste e na Zona da Mata desde o litoral norte da Bahia até o Rio Grande do Norte, mas o sol aparece forte.

 

No oeste e sudoeste da Bahia, o sol é forte e pancadas de chuva ocorrem à tarde e à noite. O sul da Bahia tem muitas nuvens e chuva a qualquer hora.

Nas demais áreas do Nordeste, o dia é com sol e o tempo seco. Temperaturas acima dos 40°C podem ser observadas em várias áreas do interior da Bahia, Maranhão e Piauí

 


Região Norte

 

O ar úmido e quente predomina sobre a Região Norte permitindo a formação de nuvens carregadas e a ocorrência de pancadas de chuva sobre a maioria das áreas da Região.

 

Rio Negro continua em queda e bate recordes de nível mínimo

 

Em Roraima, no Amazonas e no Acre, as pancadas de chuva são mais frequentes e podem ser moderadas a fortes. No Amapá e norte do Pará, o sol aparece forte e chove à tarde, de forma isolada.

 

O ar seco e quente predomina sobre o Tocantins, no centro, sul e leste do Pará, no sudeste do Amazonas e em Rondônia. As temperaturas, que podem ficar em torno dos 40°C durante a tarde, no Tocantins, sul e leste do Pará. 

 

Risco de temporais para 21/10/2023 (Fonte: Climatempo)

 


Alertas meteorológicos para 21/10/2023 - sábado

 

Atenção para chuva moderada a forte nas capitais Campo Grande, Goiânia, Brasília e Boa Vista

 

Alerta para temporais, raios, e rajadas de vento de até 70 km/h no oeste do Acre e oeste do Amazonas

 

Atenção para chuva moderada a forte com raios e rajadas de vento de até 60 km/h no Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba, Noroeste de Minas Gerais, Distrito Federal, Goiás, (exceto divisa com Mato Grosso), centro-nordeste de Mato Grosso do Sul, centro, sul e norte do Amazonas, em Roraima, noroeste do Pará, oeste do Amapá, litoral sul da Bahia.

 

Atenção para chuva moderada no litoral, zona da mata e agreste desde Alagoas até a Paraíba.

 

Alerta para o ar muito seco, com níveis de umidade entre 11% e 21% no centro, sul e oeste de Mato Grosso

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias