Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Furacão Otis chega a Acapulco, no México, com categoria 5

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

3 min de leitura

Oferecido por

O furacão Otis atingiu as proximidades da região de Acapulco, no México, na madrugada desta quarta-feira, 25 de outubro; chegando com categoria 5 (sendo a maior categoria da escala Saffir-Simpson). Em menos de 24 horas, ele evoluiu de tempestade tropical para um furacão categoria 5, uma evolução muito rápida em um período tão curto. O centro de Otis atingiu a costa do México por volta de 0h25 (horário local) com ventos de 265 km/h, de acordo com o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos.

 

Até este momento, não havia registro de um furacão com categoria 5 no Pacífico Oriental. O último, com categoria similar, recebeu o nome de "Patricia", furacão que atingiu cidades perto do Golfo de Tehuantepec, em meados de outubro de 2015.


Depois de tocar o solo, o furacão passou de categoria 5 para categoria 4 - perdendo força; ainda segundo o Centro Nacional de Furacões dos EUA, a tendência é que ele comece a enfraquecer até a noite desta quarta-feira (26). Mas, a população ainda deve se manter em alerta devido as fortes instabilidades ao longo do dia e a ventania. A previsão ainda é de tempestades nas áreas do sul e sudoeste do México, até esta quinta-feira, 26 de outubro. 

 

Foto: Furacão Otis chegou a região de Acapulco com categoria 5 na madrugada desta quarta-feira (26). Fonte: NOAA

  

ALERTA: A chuva pode acarretar grandes inundações e escorregamento de encostas. A previsão é de que o furacão crie tempestades que provavelmente provocarão acumulados expressivos. Algumas regiões podem receber até 500mm de chuva e vale ainda o alerta para danos ocorridos por fortes rajadas de ventos, além da possibilidade desta possibilidade para ressaca - com grandes ondas no litoral e danos para a região. 

  

Quando ele se dissipa? 


O furacão já perde força entre a noite desta quarta e na madrugada de quinta-feira, conforme avança para o interior do México; a tendência é que ele se dissipe por completo entre hoje e amanhã.

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias