Oferecido por
No fim da tarde e começo da noite deste sábado, grande parte do Brasil poderá apreciar um eclipse lunar, mas apenas na sua forma parcial e penumbral. O eclipse lunar total não será visível na América do Sul.
No Brasil, os estados do Nordeste, pequena parte do nordeste de Minas Gerais e quase todo o Espírito Santo verão este eclipse como parcial. Neste tipo de eclipse, a parte do disco lunar aparece em tom marrom, às vezes num tom de vermelho escurecido. O disco lunar ficará como que faltasse um pedaço.
Eclipse lunar de 28-29 de outubro de 2023
Na maior parte do Brasil, o eclipse será visível como penumbral, quando a lua terá uma aparência levemente escurecida, como se estivesse coberta por um véu escuro.
O evento terá início pouco depois das 17 horas e vai se estender até pouco antes das 19h30. A maior duração do evento no Brasil será no Nordeste, com cerca de 2 horas a 2 horas e 15 no total.
Eclipse lunar de 28/29 outubro de 2023 - visibilidade em algumas capitais brasileiras
Muita nebulosidade sobre o Brasil
Devido à grande quantidade de nuvens sobre o Sul, o Sudeste, Centro-Oeste, Rondônia, Acre, sul e oeste do Amazonas, sul deste do Pará e parte do Tocantins, será muito pouco provável que estas áreas consigam ver o eclipse lunar.
A melhor visibilidade, considerando a nebulosidade, será no Nordeste, no centro-norte do Pará, Amapá, Roraima, centro-norte e leste do Amazonas.