Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Nuvens carregadas espalham chuva sobre grande parte do BR

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

5 min de leitura

Oferecido por

Instabilidades predominam no Centro-Sul do país e muitas nuvens carregadas se formam nessa área. Essas instabilidades são associadas a circulação de ventos, alta umidade, deslocamento de uma frente fria e presença de cavados meteorológicos. Na Região Norte e Nordeste o predomínio é de sol, nas áreas onde chove intercala momentos de melhoria. 


Previsão do tempo para domingo - 29/10


Região Sul


A chuva não dá trégua no Paraná e em Santa Catarina neste domingo. A baixa pressão na costa do Rio Grande do Sul se intensifica e se qualifica como um ciclone, dando origem a uma frente fria que se desloca entre o Paraná e Santa Catarina, distante no oceano, ao longo do dia. A previsão é de chuva volumosa e forte que cai em qualquer período do dia, o potencial para transtornos é elevado. O dia começa com pancadas de chuva em Florianópolis, mas no decorrer da tarde a tendência é de diminuição da chuva e de tempo estável. Chuva isolada, mas pontualmente forte no norte e sul do Rio Grande do Sul.

 

O município de Capitão Leônidas Marques, no estado do Paraná, registrou nas últimas 24h, cerca de 241,4mm de chuva! Em Dois Vizinhos, tivemos acumulados no mesmo período em torno de 237,2mm. Várias cidades do oeste e sul paranaense com acumulados que neste período passaram dos 100-150mm - de acordo com dados do Cemaden. O potencial para mais chuva de forma volumosa e persistente é alto até o final deste domingo (29).

 

Região Sudeste


O tempo volta a ficar estável no norte de Minas Gerais, por conta de um sistema de alta pressão. Chuva forte e volumosa é prevista para o Rio De Janeiro, Zona da Mata Mineira, Triângulo Mineiro, Vale do Paraíba e região centro-norte e norte de São Paulo. Áreas mais fragilizadas devem ficar em alerta. No Espírito Santo, céu nublado e chuvas rápidas.

 

 

Região Centro-Oeste


O calor e a circulação de ventos permanecem, favorecendo pancadas de chuva no Centro-Oeste ao longo do domingo. São mais isoladas no Mato Grosso e em grande parte de Goiás, enquanto são mais frequentes e volumosas no sul de Goiás, sul e centro-sul do Mato Grosso do Sul. O sol ainda aparece e intercala momentos de melhoria entre os períodos de chuva.

 

Região Nordeste


Muito sol e temperaturas altas no Nordeste neste domingo. O tempo firme e seco é destaque na Região. No litoral sul da Bahia e entre Alagoas e Rio Grande do Norte, mais nebulosidade e chuva rápida, sem volumes expressivos.

 

Região Norte


A chuva forte e volumosa se concentra no Acre e no oeste e norte do Amazonas. Dia com mais variações de nuvens e chuvas rápidas no leste do Tocantins, norte do Amapá, extremo sul do Pará e oeste de Roraima. As temperaturas são elevadas e faz calor na Região. A sensação é de abafamento nessas áreas onde chove. Tempo firme nas demais regiões.

 

Alertas meteorológicos


Perigo de temporais, chuva volumosa e ventanias de até 80 km/h entre Santa Catarina e o sul do Paraná. 


Alerta de temporais no Acre, oeste do Amazonas, norte e leste de São Paulo, sul do Rio de Janeiro, centro-sul de Minas Gerais, região central do Paraná, norte do Rio Grande do Sul e leste de Santa Catarina. 


Atenção para chuva moderada/forte, raios e rajadas de vento de até 60 km/h no Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, norte do Paraná, oeste e litoral de São Paulo, Triângulo Mineiro e região central de Minas Gerais, norte do Rio de Janeiro e no sul e leste de Rondônia. 


Baixa umidade do ar em todo o interior da Região Nordeste e no leste do Tocantins. 


Rajadas de vento de 50 a 70 km/h no litoral do Maranhão, Piauí, no Paraná e em Santa Catarina. 


Rajadas de vento de 60 a 80 km/h no oeste do Mato Grosso do Sul. 

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias