Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Chuvas em SP: Outubro chuvoso e previsão para feriadão

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

6 min de leitura

Oferecido por

O estado de São Paulo enfrentou um mês de outubro incomum, com chuvas intensas que superaram a média Climatológica em várias regiões, principalmente no centro-leste e sul do estado. Essa precipitação atípica foi causada pelo deslocamento de instabilidades do interior do continente, passagem de frentes frias e infiltração marítima intensificada ao longo do mês. 

 

 

Chuvas em outubro

 

No mês de outubro, São Paulo experimentou fortes chuvas em diversas regiões do estado. Vários bairros da cidade de São Paulo acumularam mais de 400 mm em outubro. O centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da Prefeitura de São Paulo registrou quase 483 mm na Sé, o coração da capital paulista. Bairros como Moóca, Jabaquara, Penha, Perus, Butantã, Vila Mariana, receberam de 400 a quase 500 mm de chuva em outubro. Mas no Tremembé choveu cerca de 611 mm, na Vila Maria 624 mm e na Freguesia do Ó, quase 571 mm.

 

Segundo medições do Instituto Nacional de Meteorologia, a cidade de São Paulo teve o outubro mais chuvoso em 80 anos.

 

No litoral paulista, Iguape, Bertioga e Cananéia relataram precipitações significativamente acima da média climatológica. Em Iguape choveu cerca de 396 mm, em Bertioga teve 336.6mm e Cananéia recebeu 365.8mm. Esses números surpreendentes são muito superiores à média que varia entre 100mm e 250mm.

 

Mais de 300 mm em cidades do interior de SP

 

No interior do estado, vários municípios no centro, sul e leste de São Paulo acumularam mais de 200 mm, mas alguns locais receberam de 300 a quase 550 mm.

 

Confira alguns volumes de chuva elevados em outubro no interior de SP, registrados pelo Inmet, Cemaden e Ciiagro

 

Limeira: 527,8 mm

Santana do Parnaíba: 590,6 mm

Apiaí: 403,1 mm

Monte Alegre do Sul: 375,5 mm

Barra do Turvo: 355,2 mm

Itu: 340,2 mm

Cabreúva: 315,4 mm

Águas de Lindóia: 312,6 mm

Anhembi: 303,9 mm

 

Previsão para início de novembro

 

A entrada de novembro parece manter o cenário chuvoso em São Paulo. Para a quarta-feira, 1,  a previsão indica que o sol aparecerá em boa parte do estado, mas haverá pancadas de chuva acompanhadas por raios na faixa central e oeste. A faixa leste, incluindo a capital paulista, continuará sob influência da circulação marítima, com previsão de chuvas de fraca a moderada intensidade ao longo do dia. Alerta para temporais isolados na faixa oeste. Na cidade de São Paulo, a temperatura devem variar de 17ºC a 23ºC.

 

A quinta-feira, feriado de 2 de novembro, traz condições semelhantes, com muita nebulosidade na parte leste, incluindo a capital, e chuva de fraca a moderada intensidade ao longo do dia. Nas regiões central e oeste, o sol deve aparecer, mas o aquecimento diurno e alta umidade podem causar pancadas de chuva com raios. A capital paulista terá temperaturas entre a mínima de 16ºC e a máxima de 25ºC.

 

Já na sexta-feira, dia 3, a chuva deve ganhar força em todo o estado, com pancadas de chuva previstas para a tarde e a noite, acompanhadas por raios. A chuva se intensifica devido à passagem de uma nova frente fria associada a um ciclone extratropical no mar do Sul do Brasil.

 

A temperatura na sexta-feira vai variar de 17ºC a 32ºC na capital. O aumento da temperatura máxima vem do calor característico que ocorre antes da passagem de uma frente fria.

 

Semana termina com fortes rajadas de vento

 

É importante destacar a atenção para fortes rajadas de vento por causa da passagem desta frente fria, mesmo com o ciclone extratropical permanecendo no litoral da Região Sul. O ciclone não avança para São Paulo.

 

A temperatura na sexta-feira vai variar de 17ºC a 32ºC na capital  este aumento da temperatura máxima associada ao calor característico de pré passagem de frente fria.

 

Fim de semana de sol em SP

 

Após a passagem desta frente fria, o ar frio de origem polar entra no estado de São Paulo e afasta de vez as nuvens carregadas e reduz a umidade no ar.

 

A entrada deste ar frio vai deixar o tempo firme no fim de semana, em praticamente todo o estado de São Paulo, com muito sol e sem chuva. O norte de São Paulo, toda a divisa com Minas Gerais, o Vale do Paraíba, o litoral norte e a região da Mantiqueira podem ter pancadas de chuva na madrugada, manhã e parte da tarde do sábado. Mas o sol aparece e o tempo vai firmando no fim da tarde e à noite. No domingo, pode chover rapidamente apenas no Vale do Ribeira e região de Iguape/Cananeia.

 

Na Grande São Paulo, o fim de semana será com predomínio de sol e temperaturas agradáveis na maior parte do dia. Mas a presença do ar frio de origem polar vai deixar a noite e o amanhecer um pouco frios, para os padrões desta época.

 

Não há expectativa de chuva no fim de semana para a cidade de São Paulo. Tantos os treinos classificatórios do sábado, com a corrida do Grande Prêmio São Paulo de Fórmula 1, no domingo, 5 de novembro, devem ocorrer com sol, algumas nuvens, sem chuva e sem calor excessivo. Pista seca!

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias