Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Feriado com muita chuva no Sul e pancadas nas demais regiões

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

9 min de leitura

Oferecido por

Áreas de instabilidade que estão espalhadas sobre o Sul do Brasil,  o Paraguai e o nordeste da Argentina vão se intensificar no decorrer desta quinta-feira, com uma acentuada queda da pressão atmosférica sobre essas regiões.  O intenso fluxo de ar quente e úmido vindo do Norte do Brasil para a Região Sul e o Paraguai acentua a queda da pressão do ar. 

 

Ao longo desta quinta-feira, essas áreas de instabilidade vão se organizar com uma frente fria sobre o Sul do Brasil, associada a um ciclone extratropical sobre o Rio Grande do Sul.  O processo de formação destes dois sistemas forma nuvens muito carregadas, com potencial para provocar tempestades sobre o Sul do Brasil.

 

O ar quente e úmido predomina sobre o país e outras nuvens carregadas crescem no Sudeste, no Centro-Oeste, no Norte e também na Região Nordeste.

 

Muita chuva no Sul do Brasil e pancadas nas demais regiões neste feriado (Foto: Getty Images)


Previsão do tempo para o Brasil para 02/11/2023 - quinta-feira

 

Região Sul 

 

Áreas de instabilidade que ganham força e se expandem sobre o Sul do Brasil, vão se organizar como uma frente fria e um ciclone extratropical no decorrer do dia. Nuvens bastante carregadas se espalham sobre a Região Sul e vão provocar temporais no decorrer do dia nos três estados.

 

No centro-norte e noroeste do Paraná, ainda ocorrem períodos com sol entre muitas nuvens, mas há condições para chuva e raios a qualquer momento

No leste do Paraná (inclui Curitiba), sul e oeste do Paraná, em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, o dia é nublado, com muitas pancadas de chuva ao longo do dia. 

 

Há risco de temporais nos três estados do sul do Brasil.  A chuva mais volumosa está sendo esperada para o centro-oeste Norte do Rio Grande do Sul, para a região serrana do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, no centro-oeste catarinense e no oeste sul do Paraná

 


Região Sudeste 

 

O ar quente e úmido predomina sobre a Região Sudeste e nuvens carregadas crescem por toda a Região. Uma área de baixa pressão atmosférica fica sobre o oceano,  perto do litoral do Espírito Santo e do Rio De Janeiro.  Há risco de chuva forte em Minas Gerais e nas áreas paulistas que fazem divisa com Minas,  Mato Grosso do Sul e Paraná.

 

No Espírito Santo,  na Zona da Mata Mineira, no Vale do Rio Doce e no estado do Rio de Janeiro, ocorrem períodos com o sol entre muitas nuvens e pode chover a qualquer hora.  A chuva é moderada no interior fluminense  e na Zona da Mata mineira,  mas pode ser forte em áreas capixabas.

 

Em São Paulo e nas demais regiões de Minas Gerais, o sol aparece desde cedo,  junto de algumas nuvens,  e há previsão de pancadas de chuva com raios à tarde e à noite.

 


Região Centro-Oeste 

 

O ar quente úmido predomina sobre o Centro-Oeste e nuvens carregadas crescem sobre quase toda a Região. 

 

No centro, oeste e norte de Mato Grosso, o sol aparece o dia todo e algumas nuvens crescem durante o dia, mas a possibilidade de chuva é pequena.

 

No sul e centro-leste de Mato Grosso, no Distrito Federal e em Goiás, o sol aparece em grande parte do dia e há previsão de pancadas de chuva com raios à tarde e à noite. Pode chover com moderada a forte em Goiás e no Distrito Federal.

 

O risco de temporais é maior em Mato Grosso do Sul por causa da proximidade com um centro de baixa pressão atmosférica sobre o Paraguai.  Só não deve chover na região de Corumbá.

 

O sul de Mato Grosso do Sul tem chuva a qualquer hora e o restante do estado terá pancadas a partir da tarde. Há risco de chuva forte em todo o estado.

 


Região Nordeste

 

O ar úmido se espalhou sobre o Nordeste do Brasil e nuvens carregadas voltaram a se espalhar por quase toda a região provocando pancadas de chuva. 

 

Só não deve chover na pequena área de divisa do Piauí com o Ceará, no interior cearense, no interior do Rio Grande do Norte e da Paraíba e nas áreas de Agreste e norte de Pernambuco.

 

O sol aparece forte no decorrer do dia em todos os estados. Pode chover rapidamente no norte e litoral do Maranhão, nas áreas litorâneas desde o Ceará até o sul da Bahia e no sul da Bahia.

 

Pancadas de chuva com raios, que podem ser fortes, podem ocorrer  à tarde ou à noite no interior da Bahia, em Teresina e no interior do Piauí e no interior do Maranhão, mas o sol aparece forte.

 


Região Norte

 

Ar seco e ar úmido predomina sobre a Região Norte e nuvens carregadas crescem em quase toda a Região.

 

No interior do Amapá, no sul de Roraima, no leste de Amazonas, no sul de Rondônia, no centro, oeste e sul do Pará o sol aparece forte ao longo do dia,  algumas nuvens crescem, mas a possibilidade de chuva pequena. Algumas pancadas de chuva podem ocorrer no litoral do Amapá.

 

As demais áreas da Região Norte têm períodos com sol e pancadas de chuva com raios principalmente à tarde e à noite. Há risco de chuva forte no centro, oeste e sul do Amazonas, Acre e Rondônia.

 


Alertas meteorológicos para 02/11/2023 - quinta-feira

 

Atenção para chuva moderada a forte nas capitais Porto Alegre, Florianópolis,  Curitiba, Belo Horizonte, Vitória, Campo Grande, Porto Velho e Belém

 

Aviso especial:  perigo de temporais e chuva volumosa no oeste sul do Paraná,  no centro-oeste na região serrana de Santa Catarina, na serra no norte centro-oeste do Rio Grande do Sul.  Essas áreas podem ter rajadas de Vento de até 80 km/h.

 

Alerta para temporais, com rajadas de ventos de até 80 km/h no noroeste e centro do Paraná, no sul e leste de Santa Catarina e no Vale do Itajaí,  no sul e leste do Rio Grande do Sul, incluindo a região de Porto Alegre

 

Atenção para chuva moderada forte, com raios e rajadas de vento de até 70 km/h, na divisa de São Paulo com o Paraná e com o Mato Grosso do Sul, no norte de São Paulo, em Minas Gerais exceto no sul e na Zona da Mata, no centro e norte do Espírito Santo, no centro, oeste, sul e leste de Mato Grosso do Sul, em Minas Gerais, exceto na zona da Mata, no Vale do Rio Doce, 

 

Atenção para chuva moderada a forte, com raios e rajadas de vento com at[e 70 km/h na divisa de São Paulo com o Paraná e o Mato Grosso do Sul, no norte de São Paulo, em Minas Gerais, exceto no Sul de Minas e na Zona da Mata Mineira, no Espírito Santo, em Goiás (exceto no sudoeste do estado), no Distrito Federal,em Rondônia, no oeste do Acre, no centro-oeste e do Amazonas, no Tocantins, exceto no extremo norte do estado, no extremo sul do Maranhão, no centro-sul do Piauí, no interior da Bahia e sertão de Pernambuco.

 

Atenção para o ar muito seco com níveis de umidade entre 21% e 30% no sertão da Paraíba, no interior do Ceará.

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias