Oferecido por
A nova onda de calor que está se expandindo sobre o Brasil vai elevar ainda mais as temperaturas neste fim de semana. Esta onda de calor influencia a maior parte do país e atua em estados de todas as Regiões.
Esta é a quinta onda de calor consecutiva e abrangente que o Brasil vive no segundo semestre de 2023. A temperatura sobe neste fim de semana em todos as Regiões, mas o maior destaque deve ser o calor intenso no Sul do Brasil e especialmente no Rio Grande do Sul.
Mesmo com previsão de algumas pancadas de chuva, o Rio Grande do Sul deve ser um dos locais mais quentes do país neste fim de semana, com temperaturas acima dos 40°C em várias regiões.
Porto Alegre poderá chegar aos 40°C no último fim de semana da primavera de 2023
(Foto: Porto Alegre, RS, por Vanessa Gehm)
Possibilidade de recorde histórico de calor em Porto Alegre
A capital gaúcha, Porto Alegre, estará entre as cinco capitais mais quentes do Brasil no fim de semana e poderá bater o recorde de calor para 2023. Mas o calor poderá ser ainda mais especial! Porto Alegre poderá registrar uma das maiores temperaturas para um dia de dezembro, talvez até bater o recorde histórico de calor para dezembro.
Pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia, a maior temperatura em Porto Alegre no ano de 2023, até agora, foi de 38,8°C, em 13 de fevereiro. A maior temperatura em um dia dezembro, desde 1916, foi de 40,3°C, em 31/12/2019.
A previsão é de que a temperatura em Porto Alegre nesta sexta-feira já alcance os 39°C e chegue aos 40°C no domingo.
Solstício de verão está chegando
Este é o último fim de semana da primavera de 2023. Na próxima sexta-feira, às 00h27 (Brasília), no dia 22 de dezembro, será o dia do solstício de verão no Hemisfério Sul.
O verão 2023/2024 segue sob a influência do fenômeno El Niño, que é o aquecimento acima do normal do oceano Pacífico Equatorial, na região da costa do Peru.
Saiba o que esperar da chuva e da temperatura no verão 2023/2024