Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Chuvas esperadas: alívio para Minas Gerais e Espírito Santo

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Fonte: Andre Ortega

4 min de leitura

Oferecido por

A combinação de ondas de calor intensas na primavera e a escassez de chuvas tem gerado desafios hídricos significativos nos estados de Minas Gerais e Espírito Santo. Enquanto Minas Gerais enfrenta a seca com 135 municípios em situação de emergência, o Espírito Santo depara-se com a necessidade de alertas por crise hídrica.

 

Situação em Minas Gerais: A seca tem castigado 135 municípios em Minas Gerais, principalmente nas regiões Norte, Vale do Jequitinhonha e Vale do Mucuri. A emergência, decretada em casos graves, já persiste em algumas cidades há meses. Contudo, a previsão para essa semana trás um alívio para os municípios.

 

Previsão para semana.

 

Terça-feira (19)

 

O sistema meteorológico conhecido como vórtice ciclônico de alta níveis (VCAN) estabelece-se sobre boa parte da região, favorecendo a intensificação da chuva em todo o estado. Destaque para a faixa Centro-Norte, onde as pancadas de chuva serão mais intensas.

 

Quarta-feira (20)

 

Na faixa centro-sul, o sol aparece, mas há previsão de pancadas de chuva à tarde e noite, com raios. Na faixa Centro-Norte, a chuva intensifica com muita nebulosidade ao longo do dia.

 

Quinta-feira (21)

 

O sol volta a aparecer na faixa central e sul, mas pancadas de chuva estão previstas à tarde e noite, acompanhadas por raios. Na faixa norte, a condição segue com muita nebulosidade e chuva de moderada a forte intensidade.

 

Sexta-feira (22)

 

O sol retorna, mas há alerta para temporais em todos os municípios devido ao forte aquecimento diurno e alta umidade.

 

Situação no Espírito Santo: No Espírito Santo, a seca tem levado o governo a decretar alerta por crise hídrica, afetando principalmente municípios do Norte e Noroeste do estado. Entretanto, a previsão indica um alívio nos próximos dias.

 

Previsão para semana.

 

Terça-feira (19)

 

Muita nebulosidade em todo o estado com chuvas de moderada a forte intensidade ao longo do dia. Destaque para a faixa central, onde a chuva será mais intensa.

 

Quarta-feira (20)

 

O sol retorna na faixa Centro-sul, mas pancadas de chuva persistem ao longo do dia. Na faixa Centro-Norte, muita nebulosidade e chuva de fraca a moderada intensidade.

 

Quinta-feira (21)

 

O sol persiste na faixa central e sul, mas pancadas de chuva são esperadas à tarde e noite devido à alta umidade e forte aquecimento diurno. Na faixa norte, a condição segue com muita nebulosidade e chuva contínua.

 

Sexta-feira (22)

 

Na faixa litorânea, condição de sol ao longo do dia com previsão de pancadas isoladas de chuva. Na faixa oeste, sol, mas com previsão de pancadas de chuva de forte intensidade acompanhadas por raios.

 

Quer saber as condições das culturas no campo e ficar por dentro da tendência do Clima para sua região agrícola? Acompanhe nossas notícias no canal Agroclima da Climatempo. No site Agroclima você também pode conferir todos os conteúdos do podcast Agrotalk. Clique Aqui

 

#seca #chuva #climaES #ClimaMG #temporais #sudeste

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias