Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Onda de calor chega ao fim com impactos pelo Brasil

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Fonte: FG Trade

3 min de leitura

Oferecido por

Após dias intensos de calor, a onda que envolveu o Brasil atingiu seu pico no final de semana passado, chegou ao fim. Esta é a quinta onda consecutiva do segundo semestre de 2023 e a nona onda de calor do ano que abrangeu boa parte do país. O sistema não foi tão intenso quanto as últimas de setembro e novembro, mas deixou marcas. Alguns destaques importantes para dezembro foram estabelecidos.

 

Curitiba e Porto Alegre em Destaque:

 

Curitiba

 

Na sexta-feira, 15/12, a máxima de 34,1°C é a segunda maior para dezembro desde 1961. O recorde para o mês foi de 35,0°C em 2/12/2023, com destaque para a repetição desse feito.


Porto Alegre

 

Embora não tenha quebrado recordes históricos, o domingo, 17/12, foi a segunda tarde mais quente do ano, evidenciando a intensidade da onda de calor em 2023.


Abrangência e impactos: Mais de 15 estados atingidos

 

A onda de calor não poupou, atingindo mais de 15 estados. Tocantins, Rondônia, Maranhão, Piauí, Bahia, Espírito Santo, Rio De Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso e o Distrito Federal sentiram os impactos.

 

Ano marcado por extremos

 

Um ano marcado por extremos de calor evidenciou a necessidade de lidar de maneira mais efetiva com as mudanças que nosso planeta passa em meio a extremos climáticos potencializados. O ano de 2024 que se avizinha terá temperaturas acima do normal em boa parte do país nos três primeiros meses, devido principalmente à atuação do fenômeno El Niño, que se estende até o final de abril. Teremos novas ondas de calor? Em meio a extremos climáticos tão evidenciados, não se descarta a ocorrência de novas ondas de calor no verão e também em todo o próximo ano. Mas importante mencionar que a previsão de uma onda de calor é de curto prazo, de 7 a 15 dias.

 

#ondadecalor #fim #calorintenso #massadearquente #previsãodotempo

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias