Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Chuva retorna para áreas mineiras que sofrem com a estiagem

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

3 min de leitura

Oferecido por

Parte de Minas Gerais tem enfrentado uma severa seca neste ano, provocada pelo El Niño. Até o momento, 169 municípios decretaram situação de emergência e 326 mil produtores foram afetados pela estiagem, segundo levantamento da Emater-MG.

 

Em 56,4% das propriedades, o estoque de volumoso para alimentar o gado (cana, silagem e capineira) está esgotado e 27,8% têm quantidade suficiente somente para os próximos 15 dias. Apenas 15,8% das propriedades pesquisadas possuem alimentação suficiente para o gado para o período de 30 dias.

 

Tempo começa a mudar: chuva à vista

 

Os municípios mineiros afetados pela estiagem estão localizados no noroeste, norte, Vale do Jequitinhonha e região do Mucuri. Nesta sexta-feira (29/12), o calor e a umidade vão favorecer a formação de algumas nuvens e a ocorrência de pancadas de chuva em pequenas áreas do noroeste, centro-oeste de Minas, triângulo mineiro, Grande Belo Horizonte.

 

Foto: arquivo istock

 

Virada no tempo

 

Para os próximos dias, a tendência é de aumento da chuva no estado de Minas Gerais, inclusive nas áreas mineiras que decretaram emergência por causa da estiagem. A chuva chega em uma boa hora para os pecuaristas que migraram seu rebanho para áreas do Espírito Santo e Bahia, por causa da falta de chuva.

 

No sábado, o calor e o deslocamento de uma frente fria irão favorecer a formação de nuvens muito carregadas. A previsão é de alerta para chuva forte na região central do estado de Minas, zona da mata mineira, Vale do Rio Doce, Grande Belo Horizonte com acumulados até 50mm. A chuva vem em forma de temporais com rajadas de vento entre 70 a 90km/h. Atenção para a possibilidade de enxurrada e deslizamentos de terra em algumas localidades do estado.

 

No domingo, último dia do ano, a frente fria avança e as instabilidades se espalham sobre Minas Gerais. Novamente será um dia de alerta para mais chuva forte e temporais acompanhados de rajadas de vento e descargas elétricas atmosféricas. Veja o mapa de chuva acumulada previsto para o período entre 29/12 até 02 de janeiro de 2024:

 

Acumulado de chuva entre os dias 29/12/2023 e 02/01/2024. Fonte: Climatempo.

 

No primeiro dia do ano (01/01), o tempo segue bastante instável em todo o estado de Minas Gerais que fica em alerta para chuva forte e volumosa. Novamente, não se descarta a possibilidade de fortes temporais com rajadas de vento e deslizamentos de terra. Será mais um dia de atenção e alerta.

 

Chuva acumulada de 03/01 a 07/01/2024

 

Veja também: Virada 23/24: confira a tendência para o Ano Novo no Brasil

No podcast Agrotalk: Erros comuns podem comprometer a pulverização da lavoura de soja

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias