Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Desafios globais 2024- Em busca de sustentabilidade e cooperação

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto: Getty Images

5 min de leitura

Oferecido por

O cenário econômico de 2024 é marcado por uma ressurgência da política industrial, impulsionada pela necessidade de desenvolvimento sustentável e transição verde. Enquanto os países lidam com as consequências da pandemia de COVID-19 e tensões geopolíticas, o foco em inovação, resiliência e cooperação multilateral se torna cada vez mais crucial. O último relatório World Economic Situation and Prospects para 2024 destaca o papel cada vez mais fundamental da mudança climática na formação das tendências econômicas globais.

 

Revitalização da política industrial

 

A política industrial ganha destaque para promover mudanças estruturais e apoiar a transição verde, abordando falhas de mercado e alinhando a inovação com metas mais amplas de desenvolvimento. Governos em todo o mundo estão adotando abordagens ambiciosas e sistemáticas para políticas de inovação, incorporando metas específicas, incentivos e condicionalidades para tecnologias social e ambientalmente desejáveis. Economias desenvolvidas e algumas grandes nações em desenvolvimento, como China, Estados Unidos e União Europeia, investem pesadamente em setores de alta tecnologia e energia verde, criando uma divisão tecnológica que desafia os objetivos de desenvolvimento de outras nações.

 

Multilateralismo para o progresso dos ODS

 

O multilateralismo é considerado essencial para acelerar o progresso em direção aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente diante de choques disruptivos, como a crise climática e conflitos crescentes. As Nações Unidas desempenham um papel de liderança na revitalização do multilateralismo eficaz, com o Fórum Político de Alto Nível sobre Desenvolvimento Sustentável adotando uma declaração política em setembro de 2023. Prioridades para a cooperação internacional incluem revitalizar o sistema de comércio multilateral, reformar a política de desenvolvimento e a arquitetura financeira global e abordar desafios de sustentabilidade da dívida para países de baixa e média renda.

 

Prioridades globais críticas

 

Reforma do sistema de comércio multilateral

 

A desaceleração do comércio global destaca a necessidade de reformas no sistema de comércio multilateral sob a Organização Mundial do Comércio (OMC). Reformas urgentes são necessárias para resolver desacordos, acelerar acordos globais de comércio e enfrentar desafios como o aumento de restrições comerciais.

Financiamento para desenvolvimento e sustentabilidade da dívida

Cooperação internacional necessária para reestruturar a dívida e enfrentar desafios de refinanciamento, com a Mesa Redonda Global sobre Dívida Soberana facilitando a colaboração. A iniciativa SDG Stimulus pede reformas urgentes no sistema financeiro internacional e um aumento de $500 bilhões por ano em investimentos nos ODS.

 

Aumento do Financiamento Climático

 

O financiamento climático permanece abaixo do necessário, dificultando os esforços globais de combate às mudanças climáticas. A operacionalização do Fundo de Perdas e Danos e o aumento dos compromissos de financiamento são cruciais para ajudar países vulneráveis diante de desastres climáticos. Reduzir subsídios aos combustíveis fósseis, fortalecer o papel dos bancos multilaterais de desenvolvimento e promover a transferência de tecnologia são vitais para fortalecer ação climática global.

 

O relatório destaca a necessidade de colaboração internacional, reformas urgentes e iniciativas estratégicas para enfrentar os desafios complexos e criar um caminho para o crescimento econômico global sustentável e inclusivo.

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias