Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Frente fria chega ao Sul no domingo, após fortes chuvas

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto: Getty Images

4 min de leitura

Oferecido por

Após uma semana marcada por fortes chuvas, a região sul do Brasil enfrenta a possibilidade de adversidades do tempo no final deste domingo e início de segunda-feira. O deslocamento de uma nova frente fria, a terceira do ano, promete intensificar a temperatura e as precipitações nos três estados da região.

 

Fatores climáticos na região Sul

 

A região sul do Brasil, especialmente nesta época do ano, é suscetível a mudanças do tempo devido à complexa interação entre umidade, calor e sistemas meteorológicos. O Clima quente favorece a evaporação da água, aumentando a umidade atmosférica. Aliado a isso, as instabilidades provenientes da Argentina e Paraguai contribuem para a formação de nuvens carregadas. Além disso, as frentes frias que avançam na região sul intensificam o encontro de massas de ar quente e frio, propiciando condições ideais para a ocorrência de chuvas abundantes. 

 

Previsão detalhada para os próximos dias. 

 

Rio Grande do Sul

 

Sábado

 

Tempo firme em todo o estado, com destaque para o vento intensificado no litoral. Rajadas entre 40 e 50 km/h no litoral sul e entre 51 e 70 km/h no litoral norte. Temperatura mínima em Porto Alegre de 19°C e máxima de 29°C.


Domingo

 

Tempo instável em todo o estado. Possibilidade de pancadas de chuva em todo o estado, especialmente na faixa extremo sul, onde as chuvas podem ocorrer já pela manhã. Destaque para o calor pré-frontal na região centro-norte. Em Porto Alegre, temperatura mínima de 21°C e máxima de 34°C.


Santa Catarina

 

Sábado

 

Tempo firme na maior parte do estado, com sol predominante. Rajadas de vento entre 40 e 50 km/h na faixa sul do litoral. Temperatura mínima em Florianópolis de 20°C e máxima de 28°C.


Domingo

 

Tempo firme no litoral, com pouca nebulosidade. Possibilidade de pancadas de chuva no centro e oeste devido à alta umidade e forte aquecimento diurno. Destaque para aumento da temperatura devido calor pré-frontal. Temperatura mínima em Florianópolis de 21°C e máxima de 34°C.


Paraná

 

Sábado

 

Condições instáveis no litoral, com muita nebulosidade e previsão de chuvisco/garoa ao longo do dia. No centro e oeste, sol com pancadas isoladas de chuva devido à alta umidade e forte aquecimento. Temperatura mínima em Curitiba de 18°C e máxima de 23°C.


Domingo

 

Mudança de condições, com previsão de pancadas de chuva em todo o estado entre a tarde e a noite, especialmente nas regiões oeste, noroeste e norte, acompanhadas por raios. Nas outras regiões, previsão de pancadas isoladas ao longo do dia. Temperatura mínima em Curitiba de 18°C e máxima de 29°C.

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias