Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Calor aumenta no Sudeste e Centro-Oeste. Sul tem temporais.

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

8 min de leitura

Oferecido por

Após provocar temporais no Uruguai e no Rio Grande do Sul, uma frente fria avança nesta quarta-feira para o litoral de Santa Catarina. Nuvens de tempestade se espalham sobre os dois estados. Além da frente fria, uma área de baixa pressão atmosférica e o vento quente e úmido que chega ao Sul do Brasil vão ajudar a formar as nuvens carregadas.

 

No Sudeste, no Centro-Oeste e no Nordeste, a nebulosidade e as condições para chuva diminuem por causa de um sistema de alta pressão atmosférica que ganha força o Brasil. O calor aumenta nestas Regiões

 

O ar quente e úmido predomina sobre o Norte do Brasil e forma as nuvens carregadas sobre a Região. Áreas de instabilidade da Zona de Convergência Intertropical aumentam a chuva no norte da Região Norte e no litoral norte do Nordeste

 

 

Brasil tem sol, calor e temporais (Foto: Getty Images)


Previsão do tempo para o Brasil para 17/01/2024 -quarta-feira

 

Região Sul

 

Nuvens de tempestade crescem sobre o Sul do Brasil por causa de uma frente fria que avança para o litoral de Santa Catarina, uma área de baixa pressão atmosférica sobre o Paraguai e o ar quente e úmido que já está sobre a Região. 

A quarta-feira é de alerta para chuva muito volumosa sobre o centro, leste e norte do Rio Grande do Sul, incluindo a Grande Porto Alegre, a serra e o litoral sul de Santa Catarina. A chuva tem potencial para transtornos como alagamentos e transbordamento repentino de rios e arroios. Alerta também para rajadas de vento que podem passar dos 90 km/h. No oeste e sul do Rio Grande do Sul, o tempo fica muito instável, com predomínio de céu nublado e chuva.

 

No centro e oeste catarinense e Grande Florianópolis, as pancadas de chuva podem ser fortes e qualquer hora, mas com chance de mormaço. 

O Vale do Itajaí, o norte de Santa Catarina e o Paraná têm períodos com sol forte, aumento da nebulosidade no decorrer do dia e pancadas de chuva à tarde e à noite. Há risco de chuva forte.

 

Ainda faz muito calor em SC e no PR, mas a temperatura fica amena no RS.

 


Região Sudeste

 

Um sistema de alta pressão atmosférica atua sobre o Sudeste do Brasil diminuindo a nebulosidade e as condições para a formação de grandes áreas de instabilidade.  O calor aumenta em toda a Região. O litoral de SP e do RJ devem ser os locais mais quentes do país. A temperatura pode chegar aos 40°C em Santos e no Rio de Janeiro.

 

Toda a Região Sudeste tem um dia com sol forte e muito calor. Algumas nuvens crescem no decorrer do dia e tem previsão de pancadas de chuva com raios à tarde e à noite no Grande Rio, no litoral sul e interior do Rio De Janeiro, na Grande Belo Horizonte, no centro-sul de Minas Gerais, na Grande São Paulo e em quase todo o estado de São Paulo.

 

A quarta-feira será com sol forte e sem chuva no norte de São Paulo, na região dos Lagos e litoral norte fluminense, no Espírito Santo, no Triângulo Mineiro e todo o centro, oeste, norte e leste de Minas.

 

A chuva ocorre só em alguns locais da Grande SP, da Grande BH e do Grande Rio. As quatro capitais do Sudeste podem ter recorde de calor.

 

 

Região Centro-Oeste

 

Um sistema de alta pressão atmosférica avança sobre o Centro-Oeste do Brasil e diminui as nebulosidade e as condições para chuva. O calor aumenta em toda a Região.

 

Quase todo o Centro-Oeste tem um dia com sol forte e muito calor, com possibilidade de algumas pancadas de chuva isoladas à tarde e à noite. Temperaturas perto dos 40°C poderão ocorrer em Mato Grosso do Sul e em Goiás.

 

Não deve chover no sul de Goiás e região de Goiânia e na divisa de Mato Grosso do Sul com Goiás e Minas.

 

No extremo norte de Mato Grosso, divisa com o Pará, as pancadas de chuva podem ser fortes e a qualquer hora.

 

 

Região Nordeste

 

A Zona de Convergência Intertropical aumenta a chuva no litoral norte do Nordeste. O ar seco ganhou força sobre o Nordeste diminuindo a chance de chuva.

 

A maior parte do Nordeste tem sol forte o dia todo, sem condições para chuva. 

A faixa litorânea do Ceará ao sul da Bahia tem sol e pancadas de chuva a qualquer hora. A chuva pode ser moderada no litoral de Sergipe e de Alagoas.

 

No Maranhão, no norte, centro-sul e oeste do Piauí, o dia é com sol e pancadas de chuva com raios a qualquer hora. Pode chover com moderada a forte intensidade. 

 


Região Norte

 

O ar quente e úmido que predomina sobre o Norte do Brasil e áreas de instabilidade da Zona de Convergência Intertropical geram nuvens carregadas sobre a Região

 

No oeste do Acre, no norte do Amapá e no centro- oeste do Amazonas, o dia é com muitas nuvens e pancadas de chuva frequentes, com  períodos com sol. Há risco de chuva forte.

 

Não chove apenas na região de Boa Vista, onde o sol predomina o dia godo. No restante da Região Norte, o sol aparece em grande parte do dia e as pancadas de chuva com raios ocorrem principalmente à tarde e à noite. Há risco de chuva forte.

 


Alertas meteorológicos para 17/01/2024 -quarta-feira

 


Atenção para chuva moderada a forte nas capitais Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Cuiabá, Porto  Velho, Rio Branco, Manaus, Belém, Palmas, Macapá, São Luís, Aracaju e Maceió

 

Aviso especial: perigo de temporais e chuva volumosa, com raios e rajadas de vento acima de 91 km/h no sul no centro, leste e norte do Rio Grande do Sul, na serra e litoral sul de Santa Catarina

 

Alerta para temporais com raios e rajadas de vento entre 71km/h e 90km/h no oeste e sul do Rio Grande do Sul, em Santa Catarina, norte de Mato Grosso, norte do Tocantins, centro-sul e leste do Pará, norte do Amapá, oeste do Amazonas, centro e leste do Acre e centro-sul do Maranhão.  

 

Atenção para chuva moderada a forte com raios e rajadas de vento de 51km/h a 70 km/h sudoeste, sul e leste do Paraná, sul e leste de São Paulo, região de Campinas (SP), Vale do Paraíba (SP), Sul do Rio de Janeiro, Sul de Minas, Zona da Mata Mineira, Grande Rio, região Serrana Fluminense e Sul do Rio de Janeiro, litoral de Sergipe e de Alagoas, norte de Goiás, Mato Grosso (exceto norte do estado) Maranhão (exceto centro-sul do estado), Tocantins (exceto no norte do estado), nordeste e litoral do Pará, centro, sul e leste/litoral do Amapá Amazonas (exceto no oeste do estado), oeste do Acre, Rondônia, sul de  Roraima. 

 

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias