Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Temporais ganham força em São Paulo

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

4 min de leitura

Oferecido por

A formação de uma frente fria e a entrada de ventos mais úmidos - combinada com a circulação de ventos nos níveis médios da atmosfera, vai provocar mudanças no tempo para o final desta semana na Região Sudeste do Brasil. A expectativa é do retorno dos temporais por algumas áreas do leste e sul do estado de São Paulo e uma trégua ao calorão. 

 

A sexta-feira (19), será instável na Grande São Paulo, com possibilidade de algumas pancadas de chuva pela manhã. A chuva ainda vai intercalar bons períodos de melhora e aberturas de sol, o que mantém as temperaturas ainda altas. A máxima na capital, ainda pode chegar aos 30 °C. Durante à tarde de sexta, as pancadas retornam com mais intensidade e com chance para temporais. O risco é de ventos fortes sobre a região metropolitana de São Paulo - o que pode ocasionar em transtornos como queda de galhos e árvores - durante os episódios de chuva forte as rajadas podem variar em torno de 71 a 90 km/h.

 

A condição de chuva também aumenta para as cidades do interior paulista e as regiões do sul e nordeste de São Paulo. As cidades de Presidente Prudente, Bauru, Ribeirão Preto e Pirassununga podem receber chuva forte e até alguns temporais localizados, mas a sensação é de tempo muito abafado ao logo do dia.  

 

 

GettyImages-1131925698

Foto: Getty Images

 

Final de semana com temperaturas mais amenas

 

A massa de ar polar que vem na retaguarda da frente fria, vai se deslocando e acaba ajudando a impulsionar ventos mais úmidos para áreas do leste e sul do estado de São Paulo; teremos um final de semana de temperaturas mais baixas e bastante nebulosidade. Para a capital, máxima que fica em torno de 27 °C, no sábado (20) e 25 °C, no domingo (21). Algumas cidades do litoral também sentirão a diferença nas temperaturas em relação ao começo da semana, mas os termômetros ainda podem alcançar os 27/28 °C. 

 

No sábado (20), temos condições de acumulados bem elevados no litoral e na cidade de São Paulo; o tempo fica mais instável - mas, ainda podem ocorrer algumas aberturas de sol - porém, as pancadas podem ocorrer a qualquer momento do dia, com forte intensidade. 

 

Alerta para o litoral de SP

 

Devido à forte entrada de umidade em decorrência da passagem da frente fria e a infiltração marítima, há risco para acumulados altos entre a 00h de sexta-feira até  às 23h59 do domingo (21). Na Baixada Santista os acumulados ficam em torno de 200mm, litoral norte e região do Vale do Paraíba com cerca de 180mm para este período.

 

 

Fique de olho nas nossas atualizações e nos alertas emitidos pela Defesa Civil do estado de São Paulo.

 

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias