Oferecido por
Muito calor e muita umidade no ar e a formação de uma frente fria na costa de São Paulo geraram nuvens pesadas, que provocaram novos temporais na tarde de 19/1/24 na Grande SP e no interior paulista. A região de Campinas foi novamente uma das mais atingidas. Algumas áreas de Limeira receberam em torno de 40 mm de chuva, em apenas 1 hora. Na capital, até por volta das 19 horas, a chuva mais intensa tinha caído na a zona leste. O CGE - Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas registrou 46,8 mm na Penha, em 1 hora.O córrego Moóca estava na iminência de transbordamento às 19h, mas o extravasamento não chegou a ocorrer, de fato.
Nuvens carregadas sobre São Paulo na tarde de 19/1/24 (Foto: Angela Ruiz)
A Climatempo ALERTA para mais temporais neste sábado, 20, que devem ser mais fortes e generalizados em todo o estado. As áreas de instabilidade se intensificam e grandes volumes de chuva devem ser acumulados em todo o estado. Porém, a chuva mais volumosa deve cair sobre o litoral e em áreas do centro, sul e leste do estado, incluindo regiões como as a Grande São Paulo, Sorocaba, o Vale do Paraíba, o Vale do Ribeira, Itapetininga, Avaré, Campinas, Mantiqueira, Piracicaba e São Carlos. Todo o litoral paulista terá muita chuva.
O domingo ainda será com tempo instável, até com alguns períodos com a presença do sol, mas ainda com condições para chuva a qualquer hora, em todo o estado.
Alagamentos
Até às 20h45, o CGE contabilizava no seu site 24 alagamentos, sendo que 14 estavam ativos e 12 eram intransitáveis.
Volumes de chuva
Confira os maiores volumes de chuva acumulados em 3 horas, entre 17h e 20 horas, de acordo com o CGE
80,8 mm Penha/Rincão
40,0 mm Ipiranga
36,8 mm Vila Prudente
26,6 mm Parelheiros/Barragem
25,2 mm São Miguel Paulista
24,6 mm Aricanduva/Vila Formosa
21,2 mm Itaim Paulista
São Paulo teve mais temporais na tarde de 19/1/2024 (Foto de Graziela Hipólito)