Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

ZCAS continua ativa e provoca muita chuva no Brasil

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

8 min de leitura

Oferecido por

Áreas de instabilidade da Zona de Convergência do Atlântico Sul, a ZCAS (lê-se zacas) que se formou sobre o Brasil provocam muita chuva sobre a parte norte do Centro-Oeste e do Sudeste, a porção sul da  Região Norte e parte do Nordeste do país. 

 

Ainda se observa uma eficiente combinação de circulação de ventos, em vários níveis da atmosfera, que concentra muita umidade no leste do Paraná e de Santa Catarina e no litoral do Sudeste.

 

Áreas de instabilidade da Zona de Convergência Intertropical aumentam a chuva no litoral da Região Norte.

 

Chuva forte sobre Itajubá (MG) (Foto: Alana Gabriele)

 


Previsão do tempo para o Brasil para 25/01/2024 -quinta-feira

 

Região Sul

 

Ainda se observa uma eficiente combinação de circulação de ventos, em vários níveis da atmosfera, que concentra muita umidade no leste do Paraná e de Santa Catarina, gerando muita chuva.

 

O sol aparece forte sobre o Rio Grande do Sul. Pancadas de chuva podem ocorrer a partir da tarde no extremo norte e noroeste do estado, incluindo a serra.

 

Alerta para muita chuva no  Vale do Itajaí, no litoral catarinense, ma Grande Curitiba e no litoral do Paraná. 

 


As demais áreas de Santa Catarina e no Paraná têm pancadas de chuva principalmente à tarde e à noite, com períodos de sol. Há risco de chuva moderada a forte.

 


Região Sudeste

 

As áreas de instabilidade da Zona de Convergência do Atlântico Sul atuam sobre parte norte e leste de Minas Gerais e sobre o Espírito Santo. Ventos marítimos sopram moderados e levam umidade para o interior do Sudeste. O ar úmido e a presença de áreas de baixa pressão atmosférica no interior da Região e na costa do Espírito Santo geram muitas nuvens de chuva por todo o Sudeste.

 

Dia de muita chuva no Vale do Ribeira e litoral de São Paulo. A situação é de alerta para transtornos como enchentes e alagamentos.

 

No estado do Rio De Janeiro, em todo o Espírito Santo, na Zona da Mata Mineira, no Vale do Jequitinhonha, no Vale do Rio Doce e Noroeste de Minas e no leste de São Paulo, chove a qualquer hora, mas o sol aparece um pouco. Há risco de chuva moderada a forte. O Sul de Minas, a Grande Belo Horizonte, o oeste de Minas e o Triângulo Mineiro têm períodos com sol e pancadas de chuva a qualquer hora, moderadas a fortes.

 

Dia com sol e pancadas de chuva no centro, oeste e norte de São Paulo. 

 

 

Região Centro-Oeste

 

Permanece a influência das áreas de instabilidade da Zona de Convergência do Atlântico Sul sobre Mato Grosso, Goiás e o Distrito Federal causando muita nebulosidade e chuva. 

 

Dia com sol forte e sem chuva apenas na fronteira de Mato Grosso com a Bolívia, no centro, oeste e sul de Mato Grosso do Sul. 

 

Alerta para muita chuva faixa centro-norte de Mato Grosso, no norte de Goiás e no Distrito Federal.

 

O restante do Centro-Oeste tem um dia com períodos com sol e pancadas de chuva com raios principalmente à tarde e à noite.

 

 

Região Nordeste

 

As áreas de instabilidade da Zona de Convergência do Atlântico Sul atuam sobre parte da Região. Uma frente fria está parada no litoral sul baiano. Nuvens carregadas também crescem sobre a região por causa do ar quente e úmido que está espalhado sobre o Nordeste.

 

Alerta para muita chuva, que pode causar transtornos para as populações, no sul do Piauí, sul do Maranhão, oeste da Bahia, Vale do São Francisco e sul da Bahia. A região do Recôncavo Baiano, o nordeste da Bahia, o centro-sul do Maranhão e do Piauí e a região de Petrolina também têm várias pancadas de chuva, mas com alguns períodos de sol.

 

Sol forte e chuva isolada no norte e litoral do Ceará, no Rio Grande do Norte, leste da Paraíba e de Pernambuco.

 

No centro e norte do Maranhão, centro-norte do Piauí, no sertão de Pernambuco, da Paraíba, em Alagoas e em Sergipe, o dia é de sol e pancadas de chuva com raios a partir da tarde. Pode chover forte.

 


Região Norte

 

Áreas de instabilidade da Zona de Convergência do Atlântico Sul continuam sobre parte da Região provocando muita chuva.  A instabilidade da Zona de Convergência Intertropical aumenta a chuva no litoral do Amapá. Nuvens carregadas também crescem sobre quase toda a Região Norte por causa do ar quente e úmido.

 

O sol e o tempo seco predominam apenas em Roraima e E nas áreas  do Amazonas próximas da fronteira com a Colômbia e com a Venezuela

 

Permanece a condição de muita nebulosidade e pancadas de chuva frequentes, que podem ser fortes, sobre o Tocantins, no centro, sul, leste e oeste do Pará, no sudeste do Amazonas, Rondônia e no litoral do Amapá.

 

Nas demais áreas da Região Norte, o sol aparece forte, mas também tem previsão de pancadas de chuva com raios ocorrem principalmente à tarde e à noite. Há risco de chuva forte.

 


Alertas meteorológicos para 25/01/2024 -quinta-feira

 

Atenção para chuva moderada a forte nas capitais Florianópolis, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Vitória, Goiânia, Cuiabá, Brasília, Salvador, Aracaju, Maceió, Teresina, Palmas, Porto Velho, Rio Branco, Manaus, Belém, Macapá

 

Aviso especial: perigo de temporais e chuva volumosa, com raios e rajadas de vento acima de 91 km/h no litoral do Paraná de São Paulo, no Vale do Rio Doce e Vale do Jequitinhonha (MG), no centro-sul e centro-oeste e norte da Bahia, sul do Maranhão e do Piauí.

 

Alerta para temporais com raios e rajadas de vento entre 71 km/h e 90 km/h no litoral do Rio de Janeiro (inclui Grande Rio), Noroeste de Minas norte de Goiás, Distrito Federal, centro-norte e nordeste de Mato Grosso, Tocantins, centro-sul do Maranhão, centro-sul do Piauí, sertão do Pernambuco, nordeste, sul, leste, litoral da Bahia, litoral  do Amapá, leste, centro, sul e oeste do Pará, leste e sudeste do Amazonas, Rondônia e região de Rio Branco (AC)

 

Atenção para chuva moderada a forte com raios e rajadas de vento de 51km/h a 70 km/h na serra gaúcha, em todo o estado de Santa Catarina, no sul, centro e leste do Paraná, leste de São Paulo, Sul de Minas, interior do Rio de Janeiro, centro-sul do Espírito Santo, centro, noroeste de MT e região de Barra do Garças, centro e oeste do Acre, Amazonas (exceto norte e leste/sudeste do estado), norte e litoral do Pará, interior do Amapá. Sergipe, Alagoas, Pernambuco, sertão da Paraíba, sul do Ceará, centro do Piauí, centro-leste e centro-oeste do Maranhão, 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias