Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Onda de calor sobre o Sul do Brasil e Mato Grosso do Sul

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

3 min de leitura

Oferecido por

Uma massa de ar quente vem atuando sobre o centro-norte da Argentina e o Paraguai e nos próximos dias se expande também para o Brasil, atingindo áreas da Região Sul e de Mato Grosso do Sul.

 

Com as temperaturas se elevando de 3°C a 5°C acima do que seria o normal para esta época do ano e por um período acima de 5 dias, podemos dizer que uma onda de calor vai atuar nestas áreas do Brasil.

 

 

Onda de calor atua sobre o Sul do Brasil e parte de Mato Grosso do Sul entre 2 e 10 de fevereiro de 2024

(Arte: Climatempo)

 

As temperaturas começaram a subir já neste primeiro fim de semana de fevereiro. O oeste dos estados da Região Sul e o sul de Mato Grosso são as regiões que vão sentir o maior aumento do calor. 

 

Esta onda de calor vai seguir atuando até o dia 10 de fevereiro no Sul do Brasil e em Mato Grosso do Sul, mas não vai avançar para outras regiões do país.

 

Neste fim de semana, temperaturas de 36 °C a 38 °C devem ser observadas no oeste dos estados da Região Sul e no centro-sul de Mato Grosso do Sul, mas temperaturas até um pouco mais próximas dos 40 °C poderão ocorrer pontualmente.

 

Temperaturas próximas dos 40 °C ocorrem nesta época do ano no Brasil, mas, em geral, no interior do Nordeste ou em Roraima, onde normalmente chove pouco em janeiro e em fevereiro.  Mas não são frequentes no Sul e nem em Mato Grosso do Sul.

 

Este ano, em 22/1/24, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia, a temperatura já chegou aos 41,8 °C em Pão de Açúcar, cidade do sertão de Alagoas.

 

5 maiores temperaturas no Brasil em 2/2/24


40,6°C  Boa Vista (RR)
39,2°C Seridó (RN)
38,5°C Aquidauana (MS)
39,3°C Sobral (CE)
38,0°C Caracaraí (RR)

 

Previsão para o fim de semana de pré-carnaval!

 

Calor na Argentina

 

O Serviço Nacional de Meteorologia da Argentina (SMN) já emitiu um alerta de calor intenso, que deve ser sentido em muitas cidades do centro e norte do país. EM alguns locais, as temperaturas já superaram os 40 °C na sexta-feira, 2 de fevereiro.

 

 

Temperaturas máximas observadas na Argentina em 2/2/24 (Fonte: Serviço Nacional de Meteorologia da Argentina)

 

Alerta de calor emitido pelo SMN para 2/2/24

 

Aviso de calor intenso emitido pelo SMN da Argentina para 2/2/24

 

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias