Últimas buscas

Você não tem nenhuma busca recente.

Calor acima do normal no Sul do Brasil

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

6 min de leitura

Oferecido por

A onda de calor que se instalou sobre o norte da Argentina e o Paraguai causa temperaturas bastante elevadas nestas regiões e aumenta o calor também sobre o Sul do Brasil. 


Mesmo com a ocorrência de algumas pancadas de chuva, altas temperaturas voltaram a ser observadas nos estados do Sul do Brasil e no norte da Argentina na tarde desta segunda-feira, 5 de fevereiro. 

 

 

Por do sol rio Guaíba, Porto Alegre, RS (Foto: Getty images)

 

Até às 16 horas (Brasília), o Serviço Nacional de Meteorologia da Argentina registrava 41,0°C em Las Lomitas, na província de Formosa,  40,2°C em Presidente Roque Sáenz Penã, na província do Chaco) e 39,2°C Santiago Del Estero, na província de mesmo nome.


No Sul,  calor na tarde da segunda-feira, 5, não foi tão intenso como o observado na tarde do sábado, mas mesmo assim, as temperaturas estavam acima do normal para esta época.

 

Até às 17 horas,  pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia, do Simepar e do Epagri Ciram, as maiores temperaturas no Sul do Brasil foram:

 

37,2°C em Quaraí (RS)

36,4°C Alegrete (RS) e Uruguaiana (RS)

36,3°C em Caibi (SC)

36,1°C em Paranapoema (PR)

36,0°C em Palotina (PR) e em Baixo Iguaçu (PR)


Pelos cálculos do Inmet para o período de 30 anos de 1991 a 2020, a média das temperaturas máximas em fevereiro varia de 31°C a 33°C no oeste do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, no norte e noroeste do Paraná e em algumas áreas do Vale do Itajaí e do litoral norte catarinense,  e de 29°C a 31°C no oeste/sudoeste do Paraná.


Por causa do calor, várias áreas de nuvens carregadas cresceram sobre o Sul do Brasil e provocaram pancadas de chuva isoladas,


A avaliação provisória das  maiores temperaturas no Brasil até às 20 horas indicou que o Nordeste foi a região mais quente.


39,7°C em Jaguaribe (CE)

38,7°C em Caicó (RN) e em Piripiri (PI)

38,7°C em Boa Vista (RR)

38,6°C em Morada Nova (CE)

38,5°C em Castelo do Piauí (PI)

38,4°C em Apodi (RN)

 

Onda de calor continua no Sul do Brasil

 

Esta onda de calor vai continuar atuando sobre o Sul do Brasil no decorrer desta semana, mas mantendo a maior intensidade no oeste da Região.


A Defesa Civil de Santa Catarina renovou o alerta para a persistência do calor intenso no estado pelo menos até a sexta-feira, 9 de fevereiro.

 

A semana segue abafada na Região Sul. No Rio Grande do Sul, temperaturas de 37°C a quase 40°C podem ocorrer no oeste/sudoeste do estado. No oeste do Paraná, o calor fica entre 36°C e 38°C nos próximos dias.


A Defesa Civil catarinense alerta que as temperaturas máximas devem alcançar de  36°C e 38°C no Grande Oeste de Santa Catarina, podendo chegar aos 40°C em áreas próximas à divisa com o RS e na fronteira com a Argentina. No Vale do Itajaí o calor também será bastante intenso, com máximas de 38°C na terça (07) e na quarta-feira (08),  e no restante da semana, as máximas devem ficar próximas dos 35°C. 


Confira o mapa para o alerta de calor intenso

 

Alerta de calor intenso em Santa Catarina (Fonte: Defesa Civil de SC)

 

áreas em laranja: risco é alto para desidratação, insolação, agravamento de doenças cardiorrespiratórias e outros transtornos associados ao calor excessivo. 

 

áreas em amarelo: risco moderado as mesmas situações

 

áreas em verde: risco baixo de transtorno relacionados ao calor


A recomendação geral é para que a população se mantenha hidratada e evite exposição solar nas horas mais quentes do dia.

 


Sol, calor e pancadas de chuva

 

 

A semana segue com Clima típico de verão no Sul do Brasil. A umidade do ar elevada e o calor intenso geram nuvens carregadas que vão provocar pancada de chuva com raios à tarde e à noite, em quase toda a Região. Algumas destas pancadas poderão ser fortes,mas em pequenas áreas.


A menor chance de chuva é para o Rio Grande do Sul. Nesta terça-feira, as pancadas de chuva podem ocorrer na fronteira com a Argentina. Na quarta e na quinta, só deve chover no norte do estado. Na sexta, as pancadas de chuva devem se espalhar pelo norte, centro e oeste gaúcho.


Porto Alegre não deve ter chuva até a sexta-feira. Já Florianópolis e Curitiba ficarão sujeitas a estas pancadas à tarde e à noite até o fim da semana.

 

 

Notícias Recomendadas

X

+ mais notícias

Permitir acesso a sua localização

É necessário que você habilite a localização do seu navegador para que possamos fornecer previsões mais precisas.

Instrução desktop

Navegador Chrome, passo a passo:

  • Passo 1

    Clique emTrês pontos

  • Passo 2

    Depois em Configurações

  • Passo 3

    Toque em Configurações do site

  • Passo 4

    Clique em Local e permitir para este site


Navegador Safari, passo a passo:

  • Passo 1

    Clique em AA

  • Passo 2

    Depois clique em Ajustes do Site

  • Passo 3

    Em seguida Localização > Permitir