Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Calor aumenta no centro-sul do Brasil no carnaval

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

3 min de leitura

Oferecido por

Fevereiro já um mês naturalmente quente em todo o Brasil, mas este ano, o calor se intensificou no início do mês em áreas do Sul do Brasil, por causa da uma massa de ar quente que se instalou sobre o norte da Argentina e Paraguai. E calor é o que não vai faltar no carnaval de 2024, que oficialmente acontece de 9 a 13 de fevereiro.

 

Calor aumenta no centro-sul do Brasil no dias de carnaval 2024 (Foto: Getty Images)

 


A onda de calor que já atua sobre o Sul do Brasil se intensifica na região e se expande sobre o Sudeste e Centro-Oeste. O resultado é que teremos um aumento do calor em áreas destas regiões durante o Carnaval e também do Sul. 


Mapa do calor


Confira no mapa a projeção da intensidade do calor previsto pela Climatempo até o dia 13 de fevereiro de 2024.


Nas áreas em vermelho, as temperaturas máximas tendem a ficar cerca de 5°C acima da média normal para fevereiro. No oeste/noroeste do Rio Grande do Sul, na região oeste de Santa Catarina, no sudoeste do Paraná, o calor deve atingir marcas de 37°C a 39°C até o fim do Carnaval, e até perto dos 40°C. A região de Porto Alegre pode bater o recorde de calor para este ano.

 

 

Calor aumenta no centro-sul do Brasil no carnaval 2024 (Arte: Climatempo)

 

Nas áreas em laranja no mapa, tecnicamente a elevação da temperatura não será suficiente para caracterizar uma onda de calor (pelo menos 5°C acima da média), mas as temperaturas vão aumentar um pouco e garantir um carnaval de calor.


Este outro mapa mostra o padrão normal de temperaturas máximas para fevereiro. 


Temperatura máxima média em fevereiro no Brasil (Fonte: Inmet)

.

 

A região metropolitana do Rio De Janeiro também vai ter calor acima da média. Em áreas como leste de São Paulo, onde estão a Grande São Paulo e o litoral paulista, o carnaval será quente e abafado, mas as temperaturas não devem ficar muito acima da média.


As regiões serranas no Sul e Sudeste naturalmente são mais frescas, mas mesmo assim, vão ter um carnaval quente, com temperatura um pouco acima do normal.


Para onde as pessoas forem, litoral ou interior do Brasil, para brincar o carnaval ou só aproveitar o feriadão, o calor estará junto. 


Aqui, você confere a previsão do tempo para o carnaval, para cada região do país.


Boa folia!! 🥳🎉🌦️

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias