Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Calor e risco de chuva de forte em quase todo o Brasil

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

10 min de leitura

Oferecido por

Nuvens carregadas crescem sobre todos os estados brasileiros por causa da grande disponibilidade de calor e de umidade sobre o país. O ar úmido e quente é o ingrediente básico para formação das grandes nuvens tropicais, típicas de verão, que provocam fortes pancadas de chuva e raios.

 

É essa massa de ar quente e úmido que vai predominar sobre o Brasil no fim de semana de carnaval.

 

Neste sábado, uma frente fria se desloca no mar e chega na costa de São Paulo, mas não causa alterações no tempo porque  passa longe do continente e é um sistema fraco. 

 

A circulação de ventos em altos e médios  níveis da atmosfera aumenta as condições para chuva forte e volumosa sobre o Espírito Santo, o norte e o leste de Minas Gerais, em várias áreas do Centro-Oeste, do Nordeste, no Tocantins e centro-leste do Pará.

 

Calor e pancadas de chuva pode todo o Brasil no fim de semana de carnaval (Foto: São Paulo, SP, Getty Images)

 


Previsão do tempo para o Brasil para 10/02/2024 - sábado

 

Região Sul

 

Uma frente fria avança pela costa da Região Sul, mas passa muito afastada do continente e não causa alterações no tempo. O ar quente e úmido predomina na Região Sul e estimula a formação de nuvens carregadas nos três estados.

 

Sábado de Carnaval com muito calor e sol forte na Região Sul do Brasil. O litoral central e norte do Rio Grande do Sul, o centro e o norte de Santa Catarina, abrangendo os planaltos norte e sul catarinenses, a Grande Curitiba e quase todo o Paraná passam o dia com muito sol e algumas nuvens, mas não tem previsão de chuva.

 

No oeste e sudoeste do Paraná, no extremo oeste de Santa Catarina, o sol aparece forte, a nebulosidade aumenta ao longo do dia, junto com o calor, e as pancadas de chuva com raios ocorrem à tarde ou à noite em vários locais dos três estados. Há risco de chuva forte

 


Região Sudeste

 

A Região Sudeste sente a influência da grande massa ar quente e úmido que  predomina sobre o Brasil. Nuvens carregadas crescem em todos os estados. A circulação de ventos em vários níveis da atmosfera aumenta as condições para chuva sobre parte Minas Gerais e sobre o Espírito Santo .

 

No noroeste e norte de Minas Gerais e no Espírito Santo, o sábado é  com muitas nuvens e pancadas de chuva com raios a qualquer hora. Há risco de temporais.

 

Sábado de carnaval com muito sol, calor e sem chuva no Triângulo Mineiro, no Sul de Minas, no centro, norte e sul de São Paulo. 

 

O litoral de São Paulo tem sol e chuva passageira. O litoral norte do Rio De Janeiro pode ter pancadas de chuva a qualquer hora, mas com períodos de sol.

Nas demais áreas de São Paulo, do Rio de Janeiro, de Minas Gerais, incluindo a Grande SP, no Grande Rio e a Grande BH, o sol aparece na maior parte do dia, e algumas pancadas de chuva com raios ocorrem de forma isolada à tarde e à noite. 

 

Pode chover com moderada a forte intensidade em alguns locais na serra fluminense, na Zona da Mata Mineira e no litoral norte do Rio de Janeiro.

 


Região Centro-Oeste

 

O ar quente e úmido que está espalhado sobre o Centro-Oeste gera nuvens carregadas sobre o Centro-Oeste, que podem causar chuva forte em muitas áreas da Região.

 

Há risco de chuva forte em todo o Centro-Oeste neste sábado. No Distrito Federal, em Goiás, em Mato Grosso e no oeste e norte de Mato Grosso do Sul, o dia é com muitas nuvens e várias pancadas de chuva com raios, que podem ocorrer a qualquer hora.  Pode chover forte nas capitais Brasília, Goiânia e Cuiabá.

 

No centro, sul e leste de Mato Grosso do Sul, o sol aparece forte e as  pancadas de chuva com raios ocorrem à tarde e à noite, com moderada a forte intensidade. 

 


Região Nordeste

 

O ar quente e úmido que está sobre o Nordeste combinado com a circulação de ventos em médios e altos níveis da atmosfera gera nuvens carregadas no litoral e interior do Nordeste. Estas nuvens podem provocar chuva com raios em todos os estados.

 

No extremo sul do Maranhão, no sul do Piauí, no oeste da Bahia e o Vale do São Francisco, o tempo fica instável, com predomínio de céu nublado e chuva que poder ser forte e volumosa. 

 

No sertão, no centro-norte do Piauí e no interior do Ceará, as pancadas de chuva devem ocorrer principalmente à tarde e à noite e também tem risco de chover forte.

 

As demais áreas do Nordeste têm pancadas de chuva a qualquer hora e períodos com sol, mas há risco de chuva forte e de raios

Pode chover forte na maioria das capitais do Nordeste, exceto em Aracaju e em Maceió

 

 

Região Norte

 

O ar quente e úmido permanece sobre o Norte do Brasil e gera nuvens carregadas sobre todos os estados.  Áreas de instabilidade da Zona de Convergência Intertropical aumentam a chuva no Amapá e norte do Pará. 

 

O sol predomina o dia todo apenas no extremo norte de Roraima e na região de Boa Vista. O calor pode chegar a quase 40°C nesta capital.

 

No litoral e leste do Pará, no litoral do Amapá e no Tocantins, o dia é com muitas nuvens e pancadas de chuva frequentes, que podem ser fortes e volumosas, causando transtornos em áreas urbanas.

 

No restante da Região Norte, o sol aparece em grande parte do dia e as pancadas de chuva ocorrem principalmente à tarde e à noite. Há risco de chuva moderada a forte em muitos locais.

 


Alertas meteorológicos para 10/02/2024 - sábado

 

Atenção para chuva moderada a forte nas capitais Porto Alegre, Vitória, Cuiabá, Campo Grande, Goiânia, Brasília, Salvador, Recife, João Pessoa, Natal, Fortaleza, Teresina, São Luís, Palmas, Belém, Macapá, Manaus, Porto Velho e Rio Branco.

 

Aviso especial: perigo de temporais, chuva forte e volumosa, que pode causar transtornos, e rajadas de vento acima de 91 km/h no Tocantins, sudeste do Pará, oeste da Bahia, centro-sul do Maranhão, Piauí (exceto o norte do estado), extremo sul do Ceará, extremo norte de Goiás e nordeste de Mato Grosso.

 

Alerta para temporais com raios e rajadas de vento entre 71 km/h e 90 km/h na serra gaúcha e catarinense, no sudoeste do Rio Grande do Sul, na divisa de Minas com a Bahia, no noroeste de Minas Gerais, na Grande Vitória e centro-norte do Espírito Santo, no norte e oeste de Mato Grosso do Sul, no centro, sul, leste e norte de Mato Grosso, em Goiás (exceto no extremo norte e no sul do estado), Distrito Federal,  Bahia (exceto oeste e Recôncavo), centro, oeste e norte do Maranhão, norte do Piauí, sertão de Pernambuco, sertão e litoral da Paraíba, Ceará (exceto extremo sul do estado), Rio Grande do Norte (exceto região de Caicó), leste do Pará, centro-oeste do Amazonas.

 

Atenção para chuva moderada a forte com raios e rajadas de vento de 51km/h a 70 km/h no centro, oeste, sul e leste do Rio Grande do Sul, oeste/sudoeste do Paraná, Serra, litoral norte, Norte e Noroeste do estado do Rio de Janeiro, Zona da Mata Mineira, Vale do Rio Doce e do Jequitinhonha, sul do Espírito Santo, sul e sudeste de Goiás, centro, sul, leste e nordeste de Mato Grosso do Sul, oeste e noroeste de Mato Grosso, Rondônia, centro-leste do Acre, sul, centro-leste e norte do Amazonas, sul de Roraima, litoral, nordeste e centro-sul do Pará , norte e litoral do Amapá, Agreste da Paraíba, centro e leste de Pernambuco, litoral norte da Bahia e Recôncavo.

 

Atenção para chuva moderada em Sergipe e em Alagoas.

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias